Em Dois Domingos, Enem 2017 Pode Ser Menos Cansativo e Mais Estressante

Pela primeira vez em 2017 o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado em dois finais de semana, mais precisamente em dois domingos, nos dias 5 e 12 de novembro. Esse foi o desejo da maioria dos candidatos e cidadãos (42,30% optaram pelo novo formato de dois domingos seguidos) que participaram da consulta pública sobre mudanças no exame, lançada pelo Ministério da Educação (MEC) em fevereiro.

Apesar de significar abrir mão de dois finais de semana ao invés de apenas um, como ocorria até o ano passado, o que para muitos é um “castigo”, invariavelmente a edição deste ano será menos cansativa. Afinal, teremos 7 dias e não apenas algumas horas separando a maratona de provas da primeira data do segundo dia de aplicação.

Se a prova se tornará menos cansativa por um lado, poderá provocar uma carga maior de ansiedade e estresse nos candidatos por outro, sobretudo na semana que antecede o segundo dia de aplicação. Quem não for bem no primeiro dia, por exemplo, terá que ter boa cabeça para não deixar um possível mau desempenho na primeira data influenciar nas provas do dia 12 de novembro.

Outro fator que pode contribuir para tornar o exame ainda mais estressante é mudança na divisão das áreas em cada prova. A partir desta edição as 45 questões de Linguagens e Códigos e a Redação juntam-se aos 45 itens de Ciências Humanas no primeiro dia, configurando uma prova carregada de grandes textos, exigindo muita concentração especialmente na leitura/interpretação.

Já no segundo domingo teremos 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza, o que caracteriza uma prova com muitos itens que exigem cálculos e de alto nível de dificuldade (confira uma dica importante para o segundo dia do Enem 2017).

Independentemente de ser a favor ou contra essas duas importantes mudanças no exame, a realidade está posta e não resta ao candidato outra opção a não ser se adaptar o mais rápido possível. É preciso ter consciência que somente uma preparação sólida com seções de estudo frequentes e regulares ao longo do ano de estudos dará ao inscrito a tranquilidade e confiança para poder dar seu melhor no Enem 2017.

 


Prepare-se para o exame com as melhores Apostilas Enem 2017. Clique aqui e garanta seu kit!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *