Edital, Provas e Inscrições do Enem 2017 Devem Sair em Fevereiro

O Edital do Exame Nacional do Ensino Médio, que normalmente sai no mês de maio, deve ser divulgado em fevereiro do próximo ano. Como o documento traz as regras e calendário, as datas das provas e o prazo de inscrições do Enem 2017 também devem ser conhecidos neste mesmo mês.

A informação foi dada pelo ministro da educação Mendonça Filho em debate feito pela Rádio Jornal na manhã de ontem (26). De acordo com ele, o planejamento do MEC é publicar o Edital logo após o encerramento da consulta pública sobre o Enem, que deve ser lançada na internet até a data de 10 de janeiro.

A chamada será usada para debater possíveis mudanças no exame com a população. Mendonça Filho explicou que as propostas serão discutidas por tópicos e já adiantou que, entre as questões a entrar na pauta, devemos ter:

  • A realização de provas em dois dias (modelo atual) ou a redução para apenas um (com consequente redução no número de questões);
  • Possibilidade de que e exame não seja mais usado para certificação do ensino médio, sendo que os candidatos que desejam obter o diploma façam outra avaliação a parte;
  • Alteração no modo de aplicação das provas para candidatos sabatistas, que no primeiro dia são obrigados a ficar confinados do início ao fim da edição tradicional para então iniciarem seu exame;
  • Possível aplicação do exame apenas em dezembro, para atender a demanda de estudantes da região nordeste e se adequar a sua grade curricular do ensino médio.

O ministro ainda esclareceu que, devido ao curto intervalo de tempo, algumas alterações podem ficar somente para 2018. Também reforçou que não se trata de uma votação, portanto o que a maioria opinar não será necessariamente efetivado, uma vez que eventuais mudanças dependem de “viabilidade técnica”:

A consulta pública não é uma votação para que você eleja as situações. Tudo tem que ter como base a viabilidade técnica, condições de implementação e base em condições educacionais adequadas. Não é simplesmente uma consulta por consulta para fazermos uma eleição de definição de vários itens. Será uma consulta para que a gente colha opinião e, tecnicamente, decidamos de acordo com as opiniões colhidas e com suporte técnico que temos no MEC e com especialistas.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *