Edital do Enem 2018 Será Publicado em 21 de Março

Diferentemente do que tradicionalmente fez nos últimos anos, a equipe do Ministério da Educação (MEC) antecipou as datas dos principais eventos desta edição do Exame Nacional do Ensino Médio. De acordo com representantes da pasta, o edital do Enem 2018 será publicado no dia 21 de março.

Para aqueles que desconhecem ou farão o exame pela primeira vez neste ano, o Edital nada mais é do que um documento oficial que traz todas as regras, normas e informações a respeito do Enem. É nele, por exemplo, que consta o prazo de inscrições, o valor da taxa, as exigências para isenção deste valor, as datas das provas, da liberação do gabarito, do resultado, as regras para nota zero na redação e a eliminação de um candidato etc.

Normalmente o Edital é divulgado primeiramente no Diário Oficial da União (DOU), que consiste num dos principais veículos de comunicação pelo qual a Imprensa Nacional tem de tornar público todo e qualquer assunto acerca do âmbito federal, uma vez que o Enem é um exame nacional.

Posteriormente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável por organizar, elaborar e aplicar as provas, disponibiliza o documento gratuitamente no formato de arquivo PDF no hotsite do Enem, para que todos os interessados possam fazer o download e conhecer maiores detalhes do exame.

Ler o Edital Faz Parte da Preparação Para o Enem

Ler o edital é uma espécie de “tarefa de casa” que todo estudante que vai prestar o Enem para valer, ou seja, para conquistar vaga em uma grande universidade, deveria fazer. Infelizmente sabemos que isso não é uma realidade, pois a grande maioria sequer toma conhecimento do documento.

Isso porquê o candidato que lê o arquivo fica ciente não apenas das normas que regulamentam o exame, mas também de critérios de correção das provas objetivas, como o modelo matemático da Toeria da Resposta ao Item (TRI), e da redação, o que o ajuda a traçar estratégias mais claras e eficazes para a realização das provas.

Portanto, ler o edital faz parte da preparação para o Enem sim. Fique de olho em nosso Portal que disponibilizaremos o arquivo assim que for liberado!

Para mais informações, assista o vídeo abaixo sobre o edital do Enem 2018.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *