Edital do Enem 2018 É Publicado e Traz Mudanças, Confira

Conforme anunciado no início do ano pelo pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o Edital do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio – foi publicado nesta quarta-feira, 21 de março, no Diário Oficial da União (DOU).

Como já havíamos adiantado aqui no Portal infoEnem, esta edição do maior vestibular do Brasil trouxe mais novidades em relação ao ano passado. Confira tudo o que você precisa saber sobre o Enem 2018 nos tópicos a seguir.

30 Minutos a Mais no Segundo Dia de Provas

Uma das principais novidades desta edição é o acréscimo de 30 minutos no segundo dia de provas, no qual os candidatos responderão a 90 questões, sendo 45 de Matemática e 45 de Ciências da Natureza, que envolve as disciplinas de química, física e biologia.

Com isso, o segundo dia de aplicação passa a ter duração de 5h, com 30 minutos a menos que o primeiro domingo, quando os participantes terão 5h30min para resolver 45 itens de Ciências Humanas, 45 de Linguagens e Códigos e ainda escrever a Redação.

Solicitação da Isenção da Taxa de Inscrição Antecipada

Certamente a mudança mais importante que ocorrerá no Enem 2018. Neste ano, em vez de solicitar a isenção da taxa – que manteve o valor de R$ 82,00 do ano passado – no mesmo período de realização das inscrições online, os candidatos terão que fazê-lo antecipadamente.

Desta forma, antes de efetivar a inscrição online no sistema do Inep, no prazo entre 7 e 18 de maio, os candidatos que atendem as exigências para isenção (veja no próximo tópico) deverão fazer o pedido da gratuidade entre os dias 2 e 11 de abril, também na página do participante.

Seguindo o cronograma, o resultado com a relação de pedidos de isenção deferidos, ou seja, aceitos, será publicado em 23 de abril. Aqueles que não tiverem suas solicitações aceitas ainda terão oportunidade para interpor recurso, entre 10h desta mesma data e 23h59min do dia 29 seguinte.

Quem não tiver direito ao benefício ou tiver seu pedido reprovado, deverá pagar o boleto de 82 reais referente ao Guia de Recolhimento da União (GRU) no intervalo entre 7 a 23 de maio, lembrando que quem não o fizer nesse período não poderá quitar a taxa posteriormente e ficará de fora do exame.

Ausentes no Enem 2017 Deverão Justificar Falta

Na mesma etapa para solicitação da isenção (2 e 11 de abril), candidatos beneficiados com a isenção no Enem 2017 que não compareceram as provas deverão justificar sua ausência para poder obter o direito da isenção neste ano. Se a justificativa não for realizada dentro do prazo o candidato perderá o direito de solicitar a isenção da taxa no Enem 2018.

Regras Para Isenção da Inscrição do Enem 2018

O participante deve se enquadrar numa das quatro condições a seguir obter a isenção do valor da inscrição na edição deste ano do exame nacional. Veja cada uma delas:

  1. Isenção automática – estar regularmente matriculado na última série do ensino médio em 2018 em escola da rede pública de qualquer modalidade de ensino;
  2. Ter prestado o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2017) para diploma do ensino médio, e ter obtido nota que permita certificação na área de conhecimento em que se inscreveu;
  3. Lei nº 12.799/2013 – ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e pertencer a família com renda máxima de 1,5 salário mínimo por pessoa;
  4. Decreto nº 6.135/2007 – declarar estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica e ser de família de baixa renda, bem como estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) por ter renda per capta de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. Nesse caso será necessário informar o Número de Identificação Social (NIS), vinculado ao CadÚnico.

Calendário do Enem 2018

Calendário Oficial do Enem 2018 – Porta infoEnem
EventoData / Prazo
Liberação do Edital21 de março
Solicitação de isenção da taxa de inscrição10h de 2 de abril às 23h59 de 11 de abril
Justificativa de ausência Enem 201710h de 2 de abril às 23h59 de 11 de abrul
Resultado dos pedidos de isenção23 de abril
Período de recursos da isenção10h de 23 de abril às 23h59 de 29 de abril
Inscrições (para todos)10h de 7 de maio às 23h59 de 18 de maio
Pagamento da taxa de inscrição7 a 23 de maio (Horário Bancário)
Solicitação de atendimento pelo nome social10h de 28 de maio às 23h59 de 3 de junho
Confirmação do local de provaOutubro de 2018
Aplicação das provas4 e 11 de novembro
Divulgação dos resultadosJaneiro de 2019

Clique aqui para baixar o arquivo do Edital na íntegra e no formato PDF e acesse neste endereço eletrônico o hotsite do Enem 2018.

Fonte: Portal Inep

Compartilhar

3 Comentários

Enem 2018: Aberto Prazo de Solicitação da Isenção da Taxa de Inscrição | infoEnem

[…] Conforme alerta do site do Inep, independente de ter seu pedido aprovado ou não, o candidato deverá providenciar sua inscrição no Enem no período e horários previstos no Edital: […]

Responder

Pedidos de Isenção da Inscrição do Enem 2018 Começam Segunda-feira | infoEnem

[…] da Inscrição. Vale mencionar que esta foi uma das principais novidades anunciadas no Edital desta edição, primeira na qual o participantes farão o requerimento do gratuidade antes mesmo do […]

Responder

Inep Desmente Boato de Que o Enem 2018 Será Mais Complexo | infoEnem

[…] A notícia começou a ser disseminada por blogues e sites da internet especializados em educação, bem como nas redes sociais, após a publicação do Edital do Exame Nacional do Ensino Médio no último dia 21 (veja aqui). […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *