Edital do Enem 2014 oficialmente publicado

Esta sexta-feira, 9 de maio, marca a largada oficial para a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O edital, que traz todas as regras, datas e eventos importantes, acabou de ser publicado no Diário Oficial da União.

Veja nos tópicos abaixo uma síntese das principais determinações do documento oficial do Ministério da Educação:
 

Datas das provas

Conforme já havíamos noticiado aqui, as provas serão aplicadas em todo o Brasil daqui a 6 meses, nos dias 8 e 9 de novembro. No dia 8 o exame traz 45 questões de Ciências da Natureza mais 45 de Ciências Humanas, em 4,5 horas de duração. No dia 9, serão resolvidas 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 de Matemática e a produção da redação, em 5,5 horas.
 

Prazo de inscrições

O período de inscrição, que deverá ser realizada exclusivamente pela internet (site do Inep), vai de 12 a 23 de maio. O prazo limite para o pagamento dos R$ 35 referentes a taxa segue até dia 28 de maio. Vale lembrar que estudantes de escolas públicas e de baixa renda serão isentos deste valor.
 

Regras para a correção da redação

Será mantida a mesma base de 2013. Os candidatos serão avaliados em 5 competências, podendo ter pontuação de 0 a 200 cada uma delas, totalizando uma notá máxima de 1.000 pontos. Cada redação será avaliada por, no mínimo, dois corretores, sendo que cada um não terá acesso a correção do outro. Em caso de diferença de nota total superior a 100 pontos ou maior que 80 pontos para qualquer uma das cinco competências isoladas, a redação seguirá para um terceiro avaliador. A pontuação final corresponderá a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem, sendo descartadas as demais notas. Caso a discrepância de pontuação informada acima seja mantida mesmo com o terceiro corretor, a redação será submetida a avaliação de uma banca composta por três corretores que atribuirá a nota final, sendo descartadas as notas anteriores.
 

Funções do Enem

A cada edição o Enem ganha mais importância devido as possibilidades que oferece aos candidatos. Confira para que poderá servir seu desempenho no Enem 2014:

Sistema de Seleção Unificada (SiSU): Utiliza as notas do Enem para selecionar estudantes para as mais de 115 instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil;

Programa Universidade para Todos (ProUni): Aproveita a pontuação no exame para selecionar bolsistas para instituições de ensino superior particulares;

Programa de Financiamento Estundatil (Fies): Exige a participação no Enem como um dos critérios para aprovação do financiamento de até 100% de um curso de graduação numa faculdade privada, para pagamento somente após a graduação.

Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec): De forma similar ao SiSU, preenche vagas em escolas de ensino técnico privadas e públicas através dos resultados do Enem;

Ciências Sem Fronteiras: Exige um desempenho mínimo no exame como pré-requisito para concessão de bolsas de intercâmbio para vários países;

Certificação do Ensino Médio: Através de uma pontuação estipulada na prova, possibilita ao candidato maior de 18 anos atrasado nos estudos retirar o diploma do ensino médio;

Vagas em Universidades internacionais: Novidade entre as funções do exame. A partir deste ano duas universidades estrantrangeiras, mais especificamente em Portugal (Coimbra e Beira Interior), utilizarão o Enem para selecão de estudantes brasileiros.

Para ter acesso ao edital completo do Enem 2014, acesse este link. A cobertura completa das inscrições você acompanha aqui, no maior Portal do Enem.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




2 Comentários

valderlan santos

oiiiiiiiiiiiiiii…………..

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *