Duas maneiras de testar seus estudos para o Enem

Em diversos momentos da vida, é necessário refletir se o que estamos fazendo está certo ou errado, bom ou ruim, eficiente ou ineficaz. Essa regra vale para relacionamentos, trabalho e, claro, para os estudos.

Será que a forma que você está se preparando para a próxima edição do Enem, que acontece nos dia 26 e 27 de outubro, está realmente te deixando em vantagem em relação àqueles que disputam a mesma vaga e/ou bolsa que você?

É necessário fazer essa análise! Afinal, descobrir que estava estudando de uma maneira errada e pouco eficiente dias antes da prova do Enem é uma situação que certamente ninguém quer passar!

E não existe outra forma de testar sua produtividade a não ser…TESTANDO!  Isso mesmo! Parece redundante, mas muitas pessoas acham que conseguem descobrir a qualidade dos estudos deitadas no sofá, lendo meia dúzia de respostas e gabaritos. Pura ilusão!  Você precisa colocar seus conhecimentos “na linha de frente”, ou seja, testar suas habilidades na prática.

Sendo assim, veja duas formas de descobrir se seus estudos estão valendo a pena:

1-      Realize simulados.

Uma das maneiras mais interessante de fazer essa análise é participar dos diversos simulados espalhados em todos os cantos do país. Quando tiver oportunidade, não deixe de realizá-los. Além testar seus conhecimentos, você se aproximará muito do que irá enfrentar na hora do exame, pois testará também seu controle emocional e o seu preparo físico. Afinal, ficar mais de 5 horas fazendo uma prova exige muito treinamento.

2-      Refaça as edições anteriores do Enem.

Muitos estudantes moram em cidades ou lugares distantes e que não apresentam oportunidade de realizar esses simulados. Neste caso, não precisa se desesperar. Basta ter disciplina e dedicação que você mesmo pode preparar o seu simulado! Nossas apostilas, por exemplo, trazem as últimas quatro edições do Enem! São mais de 730 questões! E ainda, no final de cada prova,  tem as resoluções e os comentários, de cada questão, feita por professores escolhidos “a dedo” pelo nosso portal.  Você refaz a prova, depois vê se acertou e ainda por cima olha a resolução de um especialista no assunto! Veja abaixo um exemplo de questão e a resolução da Bióloga Annelize Aragão, responsável por todas as questões de Biologia das nossas apostilas.

QUESTÃO nº4 do ENEM de 2009

Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas. Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram
A) os genótipos e os fenótipos idênticos.
B) os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes.
C) diferenças nos genótipos e fenótipos.
D) o mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes.
E) o mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos.

 

RESOLUÇÃO E COMENTÁRIO (por Annelize Aragão)

Nesta questão são necessários três conhecimentos prévios:
1) O termo “fenótipo” é empregado para designar as características apresentadas por um indivíduo. Sejam elas morfológicas, fisiológicas ou comportamentais, ex. cor das folhas, tamanho da planta, etc.
2) O termo “genótipo” refere-se à constituição genética do indivíduo, ou seja, aos genes que ele possui, a informação contida no DNA.
3) A clonagem gera indivíduos geneticamente idênticos.
Os genes, portanto, são os mesmos que os da planta original. Entretanto, todos os genes respondem ao ambiente de maneira diferente. Em relação à planta original tem-se o mesmo genótipo, mas como foram submetidas à ambientes diferentes, as características fenotípicas são diferentes (cores das folhas).

Portanto, a resposta correta é a alternativa B.

 

CLIQUE AQUI e saiba mais das nossas apostilas preparatórias para o Enem 2013!

Não tem desculpa! Seja fazendo simulados ou estudando pelas nossas apostilas, você deve testar seus conhecimentos para descobrir se está no caminho certo. E não é só por isso. Afinal, além de testar suas habilidades, você também estará estudando.

Seguindo essas duas recomendações, você só tem a ganhar. Portanto, mãos a obra!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *