Divulgado o Gabarito Enem 2016 Oficial da Segunda Aplicação

O gabarito do Enem 2016 oficial referente a segunda aplicação, que ocorreu nos últimos dias 3 e 4 de dezembro, já está disponível para consulta na internet.

Os candidatos podem pesquisar a lista de respostas corretas para cada um dos oito cadernos de provas, quatro referentes a cada dia, diretamente pelo Aplicativo do Enem 2016 para celulares e tablets ou diretamente nos links que disponibilizamos abaixo, que levam diretamente aos aqruivos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Além do gabarito, o órgão responsável pela organização e aplicação do exame nacional também liberou o download de todos os cadernos de provas digitalizados em pdf, formato padrão para leitura e impressão.

Dia 1 – Sábado – 03 de Dezembro

Dia 2 – Domingo – 04 de Dezembro

De acordo com o Inep, uma questão da prova de Ciências da Natureza, que tratava do efeito estufa, foi anulada. Ela está marcada com uma tarja vermelha no gabarito e corresponde ao item 58 na prova Branca, item 52 na Amarela, item 60 na Azul e item 88 no caderno Rosa.

Ainda segundo o instituto, o enunciado trazia quatro gráficos representando com escalas que podem ter dificultado a visualização dos pontos relativos à concentração de gases que geram efeito estufa (imagem), o que permite uma segunda interpretação e poderia gerar polêmica e reclamações. Desta forma, o item foi anulado e não deve influenciar na nota final por conta do modelo matemático usado na atribuição de notas do Enem.

Questão anulada no Enem 2016 segunda aplicação (caderno Rosa). Fonte Inep

Enunciado da questão anulada no Enem 2016 segunda aplicação (caderno Rosa). Fonte: Inep

Vale mencionar que o gabarito serve apenas com uma referência para o candidato ter noção de seu desempenho, isso porque no exame cada questão acertada não tem o mesmo valor. O resultado com a nota individual em cada uma das provas objetivas e da redação sairá apenas em 19 de janeiro.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *