Divulgado Balanço Com Dados do Terceiro Simulado da Hora do Enem

Foi divulgado o balanço com dados referente ao terceiro Simulado da “Hora do Enem”, plataforma gratuita do Ministério da Educação (MEC). De acordo com as informações, a prova virtual, que ficou disponível entre 3 e 11 de setembro na internet, contou com 400.929 participantes e 23 mil escolas públicas e privadas em todo o país.

Somando a quantidade de estudantes que realizaram esta edição do simulado com as duas anteriores, que foram liberadas entre os meses de abril/maio e junho/julho, aproximadamente 1,5 milhão de pessoas já se cadastraram na ferramenta e resolveram os simulados.

Também foram reveladas informações referente ao desempenho médio de cada estado. A unidade federativa com maior pontuação foi o Rio de Janeiro, com nota média de 526 pontos. Na sequência, vem Minas Gerais, com pontuação média na casa de 523. O estado do Espírito Santo ficou com o terceiro lugar. A média geral de todo o Brasil ficou em 507 pontos.

Já com relação ao resultado por disciplina, os dados mostraram que as matérias cujas questões tiveram maior número de erros foram Matemática, Física e História. O maior percentual de acertos foi registrado nos itens de Geografia, Filosofia e Biologia.

A prova virtual contou com 80 questões, 20 para cada uma das quatro grandes áreas do Enem, sendo que a maioria delas (75%) eram inéditas. Os estudantes tiveram 4 horas seguidas para resolvê-las, portanto uma média de 3 min por questão, quase a mesma que terão no exame oficial.

O resultado do simulado foi exibido aos participantes imediatamente após sua entrega no celular, computador ou tablet. Além do número de erro e acertos, o sistema informou também a nota do candidato com base na Teoria da Resposta ao Item (TRI), bem como se esse desempenho foi suficiente para aprovação na universidade e no curso escolhidos.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *