Diferença Entre Número de Massa e Massa Atômica

Ainda na linha de análise das estruturas envolvendo átomos, vamos destrinchar neste artigo uma diferença entre dois assuntos: número de massa (já estudado nesta matéria) e massa atômica. Muitas vezes os estudantes confundem esses conceitos que, aparentemente são semelhantes, mas acabam denotando ideias um pouco distintas. Vamos lá:

O número de massa (A), como já abordado anteriormente, é um número INTEIRO e representa a quantidade de partículas do átomo, daí a validade da relação A= n + p.

A massa atômica, por sua vez, corresponde à média ponderal das massas de todos os isótopos encontrados. A massa atômica é representada pela letra minúscula u e é relativa à massa do átomo de carbono 12 (12C). Por conta disso, a massa atômica dificilmente será um número inteiro.

Observe o exemplo do cálculo de massa atômica:


10B – 20%
11B – 80%

Essas duas representações indicam que os isótopos de Boro de massas 10 e 11 são encontrados em porcentagem de 20% e 80%, respectivamente. Efetuando o cálculo da média ponderada de suas massas (a média ponderada é a relação que envolve a soma dos produtos entre os valores e seus respectivos pesos, dividida pela soma de tais pesos).

numero_massa

No caso do Boro, temos as massas (10 e 11) e os pesos (as porcentagens). Dessa forma, a massa atômica é:

10.20% + 11.80%/ 80% + 20% = 200 + 880 / 100

A Massa atômica é igual a 1080/100 = 10,8 u

A relação apontada é válida para o cálculo da massa atômica de todos os elementos existentes. Cabe destacar ainda que o uso de tal massa é de suma importância porque é ela que será considerada quando for solicitado o cálculo estequiométrico, assunto a ser abordado em artigos futuros (terror de grande parte dos vestibulandos com menos afinidade em Química e de total incidência nos vestibulares).

Outro fator a ser elucidado é justamente a diferenciação com o número de massa. NUNCA use os dois conceitos como sinônimos, porque NÃO SÃO. Em uma prova dissertativa, se tal erro for cometido, pode fazer com que pontos consideráveis sejam perdidos.

É isso! Gostou? Então continue nos acompanhando. Até a próxima!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *