DIFERENÇA ENTRE LATITUDE E LONGITUDE

O conteúdo que veremos a seguir é frequentemente cobrado em exercícios de geografia no Enem. Estes dois conceitos, diversas vezes acabam sendo confundidos, uma vez que apresentam nomes relativamente semelhantes. Com isso, preparamos este artigo para sanar as dúvidas referentes a latitude e longitude, evidenciando a diferença entre eles.

Antes de falarmos sobre os dois conceitos, vamos definir as linhas de referência que utilizaremos. A primeira delas é a linha do Equador. A linha do Equador é uma linha imaginária que divide a terra em dois hemisférios, o hemisfério Norte (também denominado setentrional ou boreal) e o hemisfério Sul (conhecido também como meridional ou austral). Além desta linha, a principal e central, temos mais quatro paralelos importantes: o trópico de Câncer e o círculo polar Ártico (presentes no hemisfério Norte) e o trópico de Câncer e o círculo polar Antártico, que estão localizados no hemisfério Sul. Porém, como estes paralelos não serão importantes para os conceitos deste artigo, deixaremos para explicar sobre eles posteriormente!

A segunda linha de referência que utilizaremos é o Meridiano de Greenwich. O Meridiano de Greenwich, que também recebe o nome de Meridiano Principal está posicionado em Greenwich (que é um bairro de Londres, na Inglaterra!) e é responsável pela divisão de nosso planeta em dois hemisférios: o hemisfério oriental e o ocidental. Veja a seguir uma representação destas linhas sobre o mapa terrestre:

Como você pode observar da imagem acima, nós brasileiros estamos totalmente do lado ocidental, e a maior parte ao sul da linha do Equador!

Latitude

Depois destes esclarecimentos, vamos falar sobre a latitude! A latitude é definida como a distância da linha do Equador medida ao longo do Meridiano de Greenwich. Esta distância é medida em graus, variando de 0 a 90° tanto ao norte da linha do Equador, quanto ao sul da mesma linha. O trópico de Câncer está localizado a 23°27’ ao norte da linha do Equador, enquanto o de Capricórnio está localizado aos mesmos 23°27’, porém ao sul desta Linha. A cidade de Brasília, por exemplo, está localizada a uma latitude de 15º46’47” Sul.

Longitude

A longitude, por sua vez, é definida como a distância em relação ao Meridiano de Greenwich, medida sobre a linha do Equador. Seus extremos podem variar entre 0 e 180°, tanto para o lado oriental quanto para o lado ocidental. Estes 360° totais são divididos a cada 15°, resultando em 24 diferentes fusos, devidos aos quais temos horários diferentes ao longo dos territórios (veja um artigo detalhado sobre os fusos horários clicando aqui!). A longitude de nossa capital, Brasília, é de 47°55’47” Oeste.

Comentários finais

Note como a definição dos conceitos são semelhantes, apenas mudando as linhas de referência e medição. Sendo assim, devemos compreender bem este conteúdo para não confundirmos as linhas de referência. Sendo assim, com a utilização destas coordenadas geográficas, podemos identificar qualquer localização ao longo do globo terrestre (algumas vezes também utilizamos a altitude para auxiliar a localização!), além de compreender melhor o funcionamento do fuso horário!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *