Dicas de Leitura – Atualidades 2015

Se manter informado, no ano do Enem, é mais do que assistir telejornal e ler jornais para acompanhar as notícias. É preciso analisar as notícias através de um ponto de vista crítico, algo que sirva como base para argumentos na redação e para conseguir interpretar bem questões de história, geopolítica, filosofia e, principalmente, sociologia.

Para ajudar nossos leitores nessa maratona, preparamos mais um “Dicas de leitura” trazendo importantes textos sobre assuntos que estão em pauta nesses primeiros meses de 2015. Vamos lá?

1) Corrupção

Não é a primeira vez que trazemos indicações de leitura sobre esse assunto aqui, já que é uma temática bastante em alta por causa das investigações realizadas principalmente na maior estatal do Brasil, a Petrobrás. Hoje trazemos uma entrevista com o Professor de Ética da USP, Doutor em Filosofia, Clóvis de Barros Filho, realizada pela equipe do UOL Notícias. Leia aqui.

2) Terceirização do trabalho

Você já deve ter ouvido falar que há um projeto de lei em processo de votação que pretende tornar irrestrita a terceirização da contratação de serviços. O assunto é bastante delicado e merece uma análise detalhada. De modo geral, os empresários são a favor da aprovação da lei e os sindicatos dos trabalhadores são contra. Nesse artigo da Carta Capital, as principais dúvidas sobre o projeto de lei são respondidas, assim como os argumentos de ambos os lados. Entenda mais vendo aqui.

3) Redução da Maioridade Penal

Mais um projeto de lei de cunho social que está em processo de aprovação e que tem gerado bastante controvérsia! O objetivo é reduzir para 16 anos a idade em que o indivíduo se torna penalmente responsável por seus atos. No Estadão, foi publicado um texto do sociólogo José de Souza Martins, professor da USP. Nele são apresentados argumentos contra a redução da maioridade penal. Leia aqui.

Desejamos a todos uma boa leitura e bons estudos! Continuem nos acompanhando para se manter atualizado durante sua preparação para o Enem 2015.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *