Dica de Literatura: Veja Dois dos Autores Mais Cobrados no Enem

A disciplina de Literatura compõem boa parte das 45 questões da prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias do Enem. Portanto, dar foco atenção a esta matéria é fundamental para quem quer um ótimo resultado no exame nacional.

Neste artigo trazemos uma dica que pode lhe ajudar a salvar pontos importantes nos itens dessa prova. Com base em publicação feita no site oficial da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, indicamos dois dos autores mais recorrentes em Literatura no Enem: Carlos Drummond de Andrade e Machado de Assis. Saiba um pouco mais sobre cada um deles na sequência do texto.

Carlos Drummond de Andrade

Poeta, contista e cronista no século XX, Carlos Drummond foi, sem dúvidas, um dos principais autores da segunda geração do Modernismo brasileiro. Algumas de suas obras são: Sentimento do Mundo (1940); A Rosa do Povo (1945); José e Outros (1967); Corpo (1984). Além dele, vale a pena também conhecer mais detalhes sobre outros autores importantes do Modernismo, como Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Manuel Bandeira e Oswald de Andrade.

Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis é considerado, por muitos, o maior nome da literatura brasileira. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários e foi contemporâneo do realismo ou romantismo, movimento literário que aparece com certa frequência nas questões do exame. Entre suas obras mais populares, temos Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó e Memorial de Aires.

Vale esclarecer que, como é característica das provas do Enem, esses autores podem aparecer nas questões de diferentes maneiras. As formas mais comuns são por meio de trechos de textos, obras ou poesias, acompanhadas de enunciados que exigem interpretação e muitas vezes o conhecimento prévio de determinados conteúdos, com figuras de linguagem por exemplo.

Bons estudos e até a próximo artigo com mais dicas de estudo!

Fonte: educacao.sp.gov.br

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *