Dica de leitura: Jostein Gaarder e o Mundo de Sofia

Há diversas maneiras de adquirir conhecimento. Uma delas, talvez a de maior prestígio, é por meio da leitura. Como estamos contando os dias para o Enem, trazemos a você, caro leitor, uma proposta interessante: que tal aumentar seu repertório em filosofia a partir de um livro acessível e de fácil leitura?

Você, sagaz interlocutor, deve estar se perguntando em que isso poderia ser-lhe útil. A resposta é simples: alguns pensadores, por conta das discussões que propuseram, permanecem vividamente atuais. Se considerarmos que os temas de redação do Enem sempre são de cunho social, podemos supor que as Ciências Humanas forneçam arcabouço teórico ao candidato. Um exemplo factível seria se valer das reflexões de Aristóteles em Ética a Nicômaco caso o candidato quisesse definir e utilizar o conceito de ética.

sofiaAgora que já justificamos nosso convite, recomendamos a leitura do premiado livro de Jostein Gaarder, intitulado O Mundo de Sofia, que foi traduzido para mais de 50 idiomas e ganhou duas adaptações: um filme de nome homônimo e uma série de televisão.

Esse livro conta a história de Sofia Amundsen, menina norueguesa de 14 anos, que no dia que antecede seu aniversário passa a receber correspondências – bilhetes e cartões postais – um pouco esquisitas, as quais contêm perguntas de cunho existencial e sobre o entendimento da realidade. Por meios dessas correspondências nossa pequena Sofia irá ter um curso completo sobre a história da filosofia. A história do livro ganha um quê de thriller quando os cartões postais para a personagem, vindos do Líbano, se tornam mais e mais misteriosos, passando a envolver aspectos da vida de Sofia. Através de uma narrativa envolvente e densa, o autor é capaz de apresentar o pensamento dos filósofos pré-socráticos, passando por nomes conhecidos do público – Berkeley e Kierkegaard, por exemplo – até autores complicados como Espinosa e Freud.

Caso você tenha interesse em descobrir a linguagem utilizada pelo autor, a Editora Companhia das Letras disponibiliza em seu site o primeiro capítulo do livro. Esperamos que essa dica seja capaz de te entreter e, ao mesmo tempo, instruir.

Boa leitura!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *