Dica de Biologia para o Enem – Ecologia

Todos os estudantes que estão, de fato, se preparando para o Enem 2013 já estão carecas de saber que alguns assuntos têm presença garantida nas provas que acontecerão nos dias 26 e 27 de outubro.

E quando pensamos em Biologia, dentre tantos assuntos, a Ecologia certamente merece destaque.

Aos desavisados: Ecologia é o ramo da Biologia que estuda as interações entre os organismos e seu ambiente. Em outras palavras, é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam a sua distribuição. As interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente. A origem da palavra Ecologia é grega (“oikos”, que significa casa, e “logos”, estudo). Assim sendo, por extensão seria o estudo da casa, ou, de forma mais genérica, do lugar onde se vive.

Mas como reconhecer, interpretar e acertar uma questão de Ecologia no Enem?

Vamos dar uma olhada numa questão sobre esse assunto que apareceu no Enem do ano passado.

Questão: O menor tamanduá do mundo é solitário e tem hábitos noturnos, passa o dia repousando, geralmente em um emaranhado de cipós, com o corpo curvado de tal maneira que forma uma bola. Quando em atividade, se locomove vagarosamente e emite som semelhante a um assobio. A cada gestação, gera um único filhote. A cria é deixada em uma árvore à noite e é amamentada pela mãe até que tenha idade para procurar alimento. As fêmeas adultas têm territórios grandes e o território de um macho inclui o de várias fêmeas, o que significa que ele tem sempre diversas pretendentes à disposição para namorar!

Ciência Hoje das Crianças, ano 19, n. 174, nov. 2006 (adaptado).

Essa descrição sobre o tamanduá diz respeito ao seu

a) hábitat.

b) biótopo.

c) nível trópico.

d) nicho ecológico.

e) potencial biótico.

 

Agora, vamos ver a resolução e o comentário da pesquisadora Annelize Aragão , da Unicamp.

 

Alternativa D
Questão bastante perigosa, pois pode gerar várias dúvidas nos candidatos que não estão familiarizados com os termos apresentados em cada item.
Segue as explicações dos termos de todas as alternativas:

  • Habitat: local ocupado por um organismo
  • Biótopo: menor região do habitat que pode ser diferenciada pelas diferenças no tipo de solo, quantidade de luz, pH, salinidade, umidade, etc.
  • Nível trófico: é a posição que o organismo ocupa na cadeia alimentar.
  • Nicho ecológico: relacionado ao ambiente onde vive e aos comportamentos de um organismo (ex.: comportamentos sexuais, relações entre outros indivíduos, hábitos alimentares, territorialismo, etc).
  • Potencial biótico: capacidade de reprodução de uma espécie em uma determinada área.

Assim sendo, a descrição do enunciado refere-se a um nicho ecológico, pois não há descrição somente de um aspecto, como o habitat, mas sim de um comportamento/relações em relação ao habitat e à reprodução.

 
*Essa resolução comentada foi retirada das Apostilas preparatórias para o Enem 2013. Gostou? Clique aqui para ver outros exemplos.

Primeiramente vale destacar que, como mostra e afirma a pesquisadora, conhecer os diversos termos usados na Ecologia é de fundamental importância para chegar a resposta. Tendo essa necessidade em mente, a interpretação e a boa leitura são fundamentais. Afinal, é vital conseguir relacionar o seu conhecimento ao enunciado, seja ele uma descrição ou uma problemática.

Uma boa alternativa para aumentar sua capacidade de interpretação, principalmente em assuntos relacionados a ecologia, além de estudar a matéria propriamente dita, é ler artigos atuais sobre o assunto. Como você deve saber, diversas atividades humanas alteram os habitats de inúmeros animais, trazendo desequilíbrios gravíssimos no ecossistema. Essas leituras são muito valiosas para aqueles que irão prestar o Enem 2013, já que, além de se atualizar sobre assuntos recorrentes no exame, estarão estudando e aperfeiçoando sua capacidade de interpretação.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




3 Comentários

Biologia no Enem: Diferença Entre Habitat e Nicho Ecológico • infoEnem | infoEnem

[…] nossa postagem de hoje vamos estudar sobre dois conceitos importantes para a área da ecologia. Vamos apresentar a diferença entre habitat e nicho ecológico. Para isso, vamos trazer as […]

Responder

Plantas do Brasil

Olá,

Estou entrando em contato para anunciar meu novo livro:
PLANTAS DO BRASIL – ESPÉCIES ORNAMENTAIS Vol.1

Trata-se de um Guia Detalhado para Identificação e Cultivo de Plantas Ornamentais no Brasil.

Mais informações acesse:
http://plantasdobrasil.net/especies-ornamentais-vol1

Um abraço!
Att.,
Daniel Saueressig
O autor
Projeto Plantas do Brasil

000581

Responder

HERCULES MARCOS MENDES

ESTAS MATERIAS DO INFOENEN E MUITO BOA,,E REALMENTE TRAS DICAS MUITO RETAS SOBRE TODOS OS ASSUNTOS.SEVIÇO MUITO BOM AOS CANDIDATOS.E TAMBEM A QUEM TEM REAL INTERESSE EM CULTURA,NÇAO SÓ PARA O ENEM MAS TAMBEM PARA CONHECIMENTOS EM GERAL,TOMARA QUE SEJA O ANO ENTEIRO.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *