Datas do Sisu, ProUni e Fies para o 2° semestre de 2020

Em função das medidas provocadas pela pandemia do novo Coronavírus, a maior parte das aulas em faculdades públicas e privadas está suspensa, ou ministradas à distância. Desta maneira, a ocorrência dos processos seletivos do Sisu, ProUni e Fies deste ano é incerta. Ainda assim, o governo tenta manter as datas dos programas do Ministério da Educação, em especial os programas que utilizam a nota do Enem. Com isso, em nossa postagem de hoje serão apresentadas as datas destes processos seletivos, assim como uma breve descrição sobre cada um destes programas.

Matrículas do primeiro semestre ainda estão em andamento

Apesar de estarmos próximos do segundo semestre, as edições destes programas para o primeiro semestre de 2020 ainda não foram completamente realizadas. Em função das paralisações ocasionadas pela pandemia do novo Coronavírus, as chamadas das listas de espera do Sisu 2020/1 foram paralisadas, apesar de ainda existirem vagas em aberto. Além disso, as edições do ProUni e do Fies também não foram completamente encerradas e não possuem datas estipuladas.

Sistema de Seleção Unificada – Sisu 2020/2

O Sisu é, atualmente, o maior portal de entrada para as universidades públicas brasileiras. Na plataforma do Sisu, o aluno pode escolher até duas opções de curso, e concorrer em sua devida categoria a uma vaga nas sonhadas universidades públicas. E este será o primeiro programa a ter suas inscrições abertas! As inscrições para o Sisu 2020/2 terão início no dia 16 de junho.

Programa Universidade Para Todos – ProUni

Outra opção muito interessante para os alunos que prestaram o Enem é a inscrição no ProUni 2020/2. Através do ProUni, o candidato pode obter bolsas em universidades particulares, variando entre 50 e 100%. Como de costume, o ProUni ocorre após as inscrições do Sisu, e a abertura das inscrições para este programa está prevista para o dia 23 de junho.

Fundo de Financiamento Estudantil – Fies

O último programa a ter suas inscrições abertas será o Fies. Através do Fies, o aluno pode adiar o financiamento das mensalidades de universidades privadas, com juros que podem chegar a 0%, de acordo com a comprovação da situação financeira do candidato. O início das inscrições para o Fies será no dia 30 de junho.

Destacamos ainda que algumas informações importantes sobre este período de matrículas, como datas de segunda chamada e recursos ainda não foram divulgadas, uma vez que o edital destes programas ainda não foi publicado. Todavia, ao acompanhar o portal InfoEnem, você poderá acessar estas informações assim que forem divulgadas. Além disso, tem acesso diário a diversos conteúdo que farão total diferença durante a sua preparação para as provas do Enem 2020! Aproveite!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!