Cursinho Pré-Enem 2019 da UFMG Recebe Inscrições

O Cursinho Pré-Enem 2019 da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, chamado Curso Popular Humanizar, recebe inscrições para as turmas do preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio do ano que vem.

O prazo encerra-se na data de 27 de janeiro e os interessados devem realizar sua candidatura pela internet, por meio deste formulário eletrônico. Inicialmente será necessário fazer um simples cadastro para então preencher o questionário online e efetivar sua inscrição de fato.

Por se tratar de um projeto dedicado a alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, as vagas do cursinho Humanizar devem ser preenchidas por candidatos que atendam, cumulativamente, aos pré-requisitos básicos elencados a seguir:

  1. Pertencer a família com renda bruta mensal que não exceda o valor de 1,5 salário mínimo por pessoa;
  2. Ter frequentado escola pública municipal ou estadual no primeiro e segundo anos do ensino médio ou equivalente e estar cursando em 2019 (ou já ter cursado) o terceiro ano do ensino médio em escola pública ou estadual ou equivalente.

Vale se atentar também para os casos especiais em que NÃO é permitida a inscrição e participação no cursinho da UFMG:

  • Ter estudado o ensino médio, mesmo que parcialmente, em escolas federais, escolas particulares ou em Colégio Militar;
  • Ter sido bolsista em escola particular no ensino médio;
  • Estar cursando ou ter cursado um curso superior.

Conforme matéria postada pela própria assessoria de comunicação da universidade, a oferta geral será de 80 a 120 vagas, sendo que a quantidade exata será conhecida posteriormente, o que dependerá da disponibilidade de salas. Deste total, 20% serão reservadas para ex-alunos do programa.

A seleção dos alunos convocados, por sua vez, ocorrerá única e exclusivamente com base na análise do questionário socioeconômico preenchido pelos inscritos.

Segundo o calendário, após encerramento da fase de inscrições, no dia 1º de fevereiro será publicada a lista de pré-selecionados com confirmação de interesse, sendo que o prazo para matrícula presencial será entre os dias 5 e 7 do mesmo mês. No dia 8 será divulgada a lista de espera dos pré-aprovados com matrícula nos dias 12 e 13 seguintes.

As aulas acontecerão na sede da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), que fica localizada no campus Pampulha da UFMG. O projeto incia na segunda semana de março e segue até novembro, quando deve ser aplicado o Enem 2019.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *