Cuidado com e-mail criminoso criado para enganar candidatos do Enem!

Muita atenção!

Mesmo que você não seja um dos 8,4 milhões de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio deste ano (Enem 2014), este alerta também lhe serve. Entretanto, se fará a prova nos dias 8 e 9 de novembro, certamente está mais propenso a cair neste “novo” golpe!

Está circulando um e-mail na internet , elaborado por criminosos, trazendo a seguinte mensagem: “Identificamos que ocorreu um erro na emissão do cartão de inscrição do candidato com o [email protected] cadastrado em nosso sistema, podendo resultar no cancelamento de sua inscrição em até 48 horas. Evite o bloqueio do seu cadastro pois o Enem é a única forma de ingresso para 2015 em faculdades públicas, requisições para PROUni, Fies e outros programas aos quais o Governo Federal oferece a população”.

E o pior de tudo é que seu formado e design são extremamente convincentes! Veja uma foto do falso e-mail:

 

 

Como dito anteriormente, este e-mail é malicioso. Certamente a intenção dos criminosos é obter dados importantes dos estudantes e de seus respectivos parentes para efetuar golpes futuramente. E nossa obrigação, claro, é alertá-lo do perigo! Por isso, você não deve abri-lo de maneira alguma! Inclusive, recomendamos que atualize seu anti-virus.

Duas características do e-mail já comprovam a maliciosidade da mensagem:

  1. O endereço eletrônico utilizado para envio é da Radiobras, empresa extinta que deu lugar à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em 2007.
  2. A citação de nota oficial nº 12838-2014, que teria sido lançada pela assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC), sobre candidatos com erros no cadastro. O Inep já se pronunciou garantindo que não emitiu tal nota e que não realiza recadastramento de candidatos para o Enem.

Portanto, não existe dúvidas do intuito desse e-mail. Trata-se de uma tentativa de obtenção de dados sigilosos para aplicação de golpes! Aliás, o texto pede, de maneira escancarada, exatamente isso. Veja: “Preencha manualmente o recadastramento passo a passo e normalize já sua situação (repare que algum parente pode ter usado seu e-mail para cadastro de informações). Segue abaixo o link para consulta e regularização do seu cadastro.”

Assim sendo, além de não abrir (e muito menos fornecer seus dados!) pedimos que divulguem este artigo em blogs e redes sociais para que o menor número de vítimas caia no golpe. Afinal, como envolve a prova mais importante do país, certamente as pessoa que não forem alertadas acabarão cedendo suas informações!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *