Criadora do Enem Assume Comando do Inep

Nesta segunda-feira (16), a educadora Maria Inês Fini foi nomeada presidenta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pela organização e aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Além de vasta experiência trabalhando como diretora de Avaliação para Certificação de Competências no instituto, no período entre 1996 e 2002, Maria Inês foi quem idealizou e implementou o Enem, que teve sua primeira edição no ano de 1998 e possui formato e importância bem diferentes da atualidade.

Antes mesmo de servir o Inep pela primeira vez, a nova presidente já havia fundado a Faculdade de Educação da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas – e servido a instituição entre 1972 e 1996.

A educadora possui graduação, mestrado em doutorado em educação, trabalhando como pedagoga, professora e pesquisadora. É especialista em currículo e avaliação, sendo responsável também pela criação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

A mudança dos líderes dos ministérios e de seus principais órgãos, como o Inep no caso do Ministério da Educação e Cultura (MEC), decorre do afastamento da presidente Dilma Rousseff por conta do processo de impeachment e do governo interino de Michel Temer.

A princípio nada muda na programação do Enem 2016, marcado para os dias 5 e 6 de novembro.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *