Convertendo Metros por Segundo (m/s) em Quilômetros por Hora (km/h)

Muitos estudantes que vão prestar o Enem ainda apresentam dúvidas e dificuldades que já “não deveriam” existir. Quando isso acontece, se desesperar não faz parte do plano. A dica é dar um passo para trás e esclarecer tais conteúdos que serão empecilhos tanto na assimilação de matérias futuras quanto na hora de realizar o vestibular propriamente dito.

Dentre as dúvidas mais comuns, as transformações de unidades de medida de velocidade certamente merecem uma atenção especial. Isso acontece principalmente porque a operação que deve ser feita na conversão não é intuitiva.

Mas calma! Vamos por partes para que, ao final do artigo, não reste nenhuma dúvida desse cálculo tão importante para os estudos da Física e da Matemática do ensino médio.

Primeiro, vamos relembrar como transformar quilômetros (km) em metros (m). Essa é fácil:

1 km = 1000m

Ou seja, caso queira converter para quilômetros uma medida que está em metros, basta dividir por 1000. Caso queira transformar km em m, é só multiplicar por 1000.

E quanto ao tempo? Essa também é fácil! Veja:

1 hora = 60 minutos = 3600 segundos

Obs.: Acima não demonstramos o cálculo que nos levou à concluir que 60 minutos equivalem à 3600 segundos. Entretanto, tal raciocínio é bastante simples. Basta lembrar que cada minuto contém 60 segundos. Logo, 60 minutos terão 60 x 60 segundos, que equivalem à 3600 segundos.

Agora estamos prontos para entender como converter metros por segundo (m/s) em quilômetros por hora (km/h). Acompanhe o raciocínio abaixo. Note que apenas utilizamos os dados citados anteriormente, substituindo seus respectivos valores:

1km/h = 1000m/3600s

Podemos simplificar a equação acima da seguinte maneira:

3,6 km/h = 1m/s

Percebeu como não é tão difícil assim? Podemos inclusive fazer um breve resumo para deixar o processo de transformação bastante rápido e eficiente. Veja:

  • Para transformar metros por segundo (m/s) em quilômetros por hora (km/h), basta multiplicar por 3,6
  • Para transformar quilômetros por hora (km/h) em metros por segundo (m/s), basta dividir por 3,6

Fácil não é?

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *