Conteúdo de Física Para o Enem – Campo Gravitacional

Neste artigo vamos continuar revendo conteúdos ligados a gravitação. Já explicamos as três leis de Kepler (confira aqui), sobre a Lei da Gravitação Universal e agora chegou a vez de
estudarmos o Campo Gravitacional.

O Campo gravitacional pode ser definido como uma região na qual um corpo sofre a ação de uma força, devido à presença de um ou mais corpos, ou seja, é como um corpo pode ser influenciado pela presença de outros. O campo gravitacional é gerado pela presença de massa, que gera em seu redor uma alteração na região e provoca efeitos nos outros corpos. Como o campo gravitacional é gerado a partir da massa, quanto maior for essa grandeza, maior será o efeito gerado. Efeitos notáveis são gerados por corpos de massa relativamente grandes.

Vetor Campo Gravitacional

O vetor campo gravitacional é responsável por fornecer informações de intensidade, direção e sentido do campo gravitacional. Já sabemos que a força gravitacional é uma grandeza vetorial e pode ser representada pela seguinte expressão:

?⃗? = ? ∙ ?⃗

Sendo ?⃗⃗⃗⃗?⃗⃗, o vetor força gravitacional, m a massa em quilogramas e ?⃗ o vetor campo gravitacional. Isolando o vetor campo gravitacional temos:

?⃗ = ?⃗? / ?

O vetor campo gravitacional possui a unidade N/kg no Sistema Internacional, uma vez que a unidade mais usual para Força é Newton (N) e para a massa é Quilograma (Kg). Assim, podemos dizer que um corpo está sujeito a uma força gravitacional ?⃗? por quilograma que possuir.

Se uma comparação da intensidade do campo gravitacional entre diversos planetas e outros corpos celestes for realizada, será observado que quanto maior é a massa do planeta maior será a intensidade do campo gravitacional.

A diferença de intensidade de campo gravitacional pode ser bem exemplificada com a Terra e a Lua. A Terra possui uma massa de aproximadamente 5,9 ∙ 1024 ??, enquanto a Lua possui cerca de 7 ∙ 1022 ??, e seus campos gravitacionais valem 9,8 m/s² e 1,62 m/s², respectivamente.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *