Conhecendo e Utilizando as Médias Geométricas e Harmônicas

Em publicação recente, aprendemos o conceito e a utilização das médias aritméticas simples e ponderadas, assim como exemplificamos a sua utilização em edições do Enem. Nesta matéria iremos conhecer as médias geométrica e harmônica, que são aquelas que aparecem em menor frequência, mas também possuem uma alta relevância para os estudos.

Média Geométrica

Pode ser definida como a raiz n-ésima do produto de n elementos. Esta média destoa em relação as que vimos antes, pois a serve para indicar a tendência central de um conjunto numérico através da multiplicação de seus termos, enquanto que para as médias aritméticas é utilizada a soma para encontrar o valor de tendência central. Vamos calcular a média geométrica para um conjunto qualquer a seguir:

media_geometrica

Além da operação para obter o valor médio, a média geométrica também apresenta mais algumas particularidades. Só podemos utilizá-la para valores positivos, pois para números negativos iremos encontrar raízes negativas, que implicariam em números imaginários, que não são o objetivo do cálculo das médias. O número 0 também não é recomendado, pois implicará em uma raiz nula para quaisquer outros valores utilizados.

Média Harmônica

Corresponde a quantidade de números de um conjunto divididos pela soma do inverso de seus termos. Embora pareça complicado, sua formulação mostra que também é muito simples de ser calculada:

media_harmonica

Para um conjunto numérico qualquer, vamos calcular sua média harmônica:

media_harmonica1

A média harmônica possui inúmeras aplicações, tanto na física quanto na matemática financeira, principalmente em situações que envolvem a média de taxas. Em um comparativo geral, a média harmônica é a que apresenta os menores valores para um mesmo conjunto, enquanto a média aritmética irá apresentar os maiores valores e, consequentemente, a geométrica apresentará valores medianos.

Podemos observar que cada média possui seu determinado valor de tendência central, para um mesmo conjunto de dados. Isso se deve a forma como ela é calculada e também para a sua finalidade. Devemos ressaltar que todas são extremamente fáceis de serem calculadas e, com um pouquinho de prática, podem garantir pontos cruciais em seu exame. Assim, vamos ao trabalho!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *