Conhecendo e Compreendendo as Propriedades da Água

Sabemos que a água é essencial para que nosso corpo possa realizar todas as suas funções. Sem essa substância, que representa cerca de 70% do nosso organismo, não sobreviveríamos. Além dessa importância nos estudos de Biologia, a água também faz parte do conteúdo relacionado a outras matérias como química, física, geografia e atualidades, o que gera uma gama de questões interdisciplinares, muito comuns no Enem. Portanto, vamos começar pelo estudo de suas propriedades.

A água é capaz de dissolver grande parte das substâncias conhecidas, o que a torna um solvente universal. Isso ocorre devido à eletronegatividade do átomo de oxigênio e dos dois de hidrogênio, que tornam a molécula polar, o que será explicado detalhadamente em breve aqui no Portal infoEnem.

Sua capacidade de dissolução permite que substâncias sejam transportadas em nosso corpo dissolvidas, que as reações ocorram, já que estas realizam-se em meio líquido, entre outras funções.

A polaridade proporciona à água uma grande capacidade de adesão, ou seja, a ligação desta molécula com outras polares, e de coesão, isto é, a atração entre as próprias moléculas de água. A união entre estas é feita por meio de ligações muito fortes, denominadas ligações de hidrogênio, que resultam em uma elevada tensão superficial, como se formasse uma fina membrana na superfície da água em estado líquido, possibilitando, por exemplo, que insetos pousem em sua superfície sem afundar.

Além disso, a água atua também como um importante regulador térmico, pois possui um alto calor específico, que representa a quantidade de calor necessária para aumentar em 1ºC, 1g da substância. Portanto, para romper as ligações de hidrogênio é necessário uma grande quantidade de calor, o que faz com que as trocas de calor entre a água e o meio demorem para ocorrer.

Outra propriedade importante dessa substância é a capilaridade, que nada mais é do que a capacidade de subida ou descida do líquido em um determinado tubo. A adesão faz com que as moléculas do tubo atraiam as moléculas de água, enquanto a coesão faz com que as moléculas de água se atraiam entre si, mantendo-se unidas. Deste modo, com forças maiores que a gravidade, a água pode subir pelo tubo.

Essa propriedade tem grande importância nas plantas, já que a seiva bruta precisa ser transportada das raízes até as folhas.

Nos próximos artigos, vamos estudar o ciclo deste precioso líquido, além de outras características importantes que podem ser tema de questões do Enem.

Fique ligado!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

Silmara Nascimento

ahh isso ta pra fazer em un trabalho de escola

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *