Conheça os Principais Desertos do Mundo

Em nossa postagem de hoje vamos falar sobre um importante assunto de geografia: os desertos. Para isso, vamos rever rapidamente sobre as  suas características principais, e na sequência, vamos falar sobre os principais desertos que existem atualmente.

Principais características dos desertos

A grande maioria dos desertos possuem características semelhantes, e é isso que possibilita a sua identificação. Os principais climas associados a estas regiões são os climas áridos e semiáridos. Estes tipos de clima, como já estudamos anteriormente, possuem baixo índice pluviométrico anual, variando entre 250 e 500 mm ao ano. Outra característica importante destas regiões é a sua amplitude térmica elevada. Em alguns desertos, esta amplitude pode atingir os 50°C. Veja abaixo uma imagem típica de um deserto:

Os solos destas regiões são inférteis ou no máximo de baixa produtividade, o que implica normalmente em vegetações escassas ou que se adaptam ao processo de evapotranspiração, que são as vegetações xerófilas. Vamos agora falar sobre os principais desertos que existem atualmente.

Deserto do Saara

O deserto do Saara é provavelmente o mais conhecido de maneira geral, e também o deserto mais quente do mundo! É o terceiro maior em extensão ,uma vez que o Ártico e a Antártida também são considerados desertos. Quando excluímos estas regiões congeladas, o Saara é o de maior extensão no planeta.

O deserto do Saara está localizado no Norte da África e está presente em 12 países africanos, influenciando a vida de mais de 2,5 milhões de pessoas que vivem nesta área. O deserto do Saara ainda é atravessado pelo Rio Nilo, muito importante para o desenvolvimento da região, e dividindo a região em duas faixas, o Norte da África e a África Sub-Saariana.

Deserto de Gobi

O deserto de Gobi é o mais importante entre os desertos da região da Ásia. Este deserto está situado na região Norte da China e também ocupa a porção Sul da Mongólia. A média de temperatura anual é baixa, o que reforça o fato de que os desertos não precisam apresentar médias de temperatura tão elevadas, e a amplitude é elevada assim como a do Saara.

Deserto da Patagônia

O deserto da patagônia é o maior deserto da América e está localizado na porção Sul da Argentina e é um dos desertos de maior abundância mineral, possuindo como recursos importantes o petróleo e também o ferro. Além disso, a pequena quantidade de pessoas da região pratica a agricultura e pecuária. Outra característica importante do deserto da Patagônia é a presença de clima polar, o que mostra mais uma vez que os desertos não precisam apresentar uma temperatura elevada.

Desta maneira, estudamos alguns dos desertos mais importantes mundialmente, além de reforçar as características destas regiões. Embora não possuímos desertos em território brasileiro, existem alguns localizados na América do Sul, como o do Atacama, o qual não foi citado nesta postagem, e o próprio deserto da Patagônia. Conhecer e entender os desertos é importante para as questões de geografia para o Enem, uma vez que costuma ser bastante cobrado durante este exame.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *