Conheça os Estados Unidos Após a Independência

Já vimos aqui no Portal infoEnem o processo que levou as Treze Colônias Inglesas a originarem os Estados Unidos da América. Não menos importante é a trajetória do país desde a independência até os dias atuais, assunto que facilita o entendimento de questões do mundo todo.

Devido à perseguições religiosas, problemas econômicos e agora à independência, os Estados Unidos recebiam cada vez mais imigrantes, o que gerou necessidade de expandir o território, que era ocupado somente na parte leste. Devido ao aumento populacional e ao Destino Manifesto, uma filosofia seguida pelos norte-americanos que afirmava que Deus havia os escolhido para povoar o território entre os Oceanos Atlântico e Pacífico, eles começaram a se deslocar rumo ao oeste.

O primeiro território comprado foi a Louisiana, que estava sob domínio francês. Depois a Flórida foi comprada da Espanha, o Oregon da Inglaterra, o Alasca da Rússia e o Texas, do México.

Entretanto, entre essas aquisições, outros territórios foram conquistados, porém estes não estavam sob o domínio de nenhum país, mas sim dos índios, os quais não queriam ceder suas terras e foram vítimas de um genocídio, o que ficou conhecido como “as guerras indígenas”.

O país se tornava cada vez mais populoso e poderoso e, em 1817, subiu ao poder James Monroe, criador da Doutrina Monroe, que difundia o ideal da “América para os americanos”, pois crescia na Europa uma onda de recolonização e desse modo, os Estados Unidos deixavam claro que a América estava sob sua influência e não seria recolonizada. Isso mostra o grande poder que o país já tinha no continente.

Com essa expansão territorial e com o poder que conquistava, a economia americana também progredia. Contudo, como já vimos, o norte se destacava pela indústria e pelo comércio enquanto o sul era rural. Esse contraste gerava desacordos entre as duas regiões e um dos maiores era a questão da abolição da escravidão, da qual o sul era contrário, pois queria os escravos trabalhando em suas terras e o norte favorável, pois queria mais mercado consumidor para seus produtos.

Logo, essas discordâncias geraram uma guerra civil, a chamada Guerra de Secessão. Mas isso já é assunto para um próximo artigo.

Até lá!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *