Conheça os Biomas Tundra, Taiga e Floresta Temperada

Na postagem a seguir vamos estudar sobre os biomas. Este assunto de Biologia, além de importante para a realização do Enem, é interessante também para o nosso dia a dia, já que fazemos parte de algum bioma específico! Vamos entender o que é um bioma, além de estudar sobre alguns dos 7 tipos de biomas terrestres existentes.

Os biomas são definidos como uma grande unidade da biosfera, sendo um grande conjunto de vida vegetal e animal, os quais podem ser identificados com condições de geologia e clima semelhantes, que resultam nos mesmos processos de formação da paisagem e, consequentemente, na mesma fauna e flora nos dias atuais. Assim, os biomas são entendidos como o agrupamento de espécies animais e vegetais que vivem nas mesmas condições de clima e solo.

Cada classificação leva a um número de biomas diferentes, já que sua definição é ampla e permite as mais variadas classificações. Porém, a mais utilizada divide os biomas em 7 diferentes tipos: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Pradarias, Florestas Tropicais, Savanas e Desertos. Vamos estudar alguns deles a seguir.

Tundra

A tundra é considerada como sendo o mais seco dos biomas terrestres. As temperaturas são extremamente baixas e a incidência de luz solar é pequena, além de apresentar um baixíssimo índice pluviométrico, fazendo com que estes ambientes sejam pouco habitados.

O solo desta região é em sua maior parte congelado, recebendo o nome de permafrost, e a pequena parcela de vegetação existente é a que consegue se adaptar ao solo congelado, sendo sempre de pequeno porte e usada como pastagem para os animais desta região. A tundra é encontrada nas regiões de maior latitude do globo terrestre, ou seja, próxima aos polos.

Taiga

A taiga, que também é denominada floresta boreal ou ainda floresta de coníferas é um bioma que apresenta baixa diversidade de espécies, sendo formada em sua maioria por árvores de grande porte cuja copa apresenta formato de cone. A baixa diversidade de espécies é explicada também pelo seu clima, que também apresenta um baixo índice pluviométrico e um rigoroso inverno.

Sua presença está condicionada as regiões de latitude acima de 45°, sendo o bioma predominante nos países da Europa setentrional, Canadá e Rússia. Além disso, vamos destacar que a floresta de coníferas é de maior extensão entre os biomas!

Floresta Temperada

A floresta temperada é o bioma típico das regiões que apresentam clima temperado, como é o caso de grande parte dos Estados Unidos e Europa. O clima deste bioma apresenta estações do ano bem definidas, caracterizado por um inverno frio, primavera chuvosa, verão quente e outono ameno. Justamente por isso, este bioma apresenta uma variedade maior de espécies, como a vegetação caducifólia. Esta vegetação é conhecida por cair durante as estações frias, porém, antes de caírem, adquirem uma coloração vermelha ou alaranjada.

Infelizmente este bioma foi bastante devastado, mas são originários do sudeste asiático, algumas regiões dos Estados Unidos e Europa central.

E estas são os primeiros biomas que vamos trabalhar. É muito importante conhecer esses diferentes tipos, além de suas características principais, pois como falamos anteriormente, são assuntos muito cobrados no Enem. Em breve traremos mais um artigo explicando sobre os biomas restantes. Aguarde!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

Biomas: Pradarias, Floresta Tropical, Savanas e Deserto • infoEnem | infoEnem

[…] já deve ter visto a nossa postagem anterior falando sobre os biomas (relembre clicando aqui!). Explicamos sobre a definição do bioma, e também sobre a tundra, taiga e floresta temperada. A […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *