Conheça Mais Sobre a Obra de Aleijadinho – Literatura Enem

Em matéria publicada aqui Portal infoEnem, já estudamos um pouco sobre o movimento denominado Barroco (leia mais), no qual já encontramos o nome de Aleijadinho. Agora, neste artigo sobre Literatura para o Enem, conheceremos mais esta figura de enorme importância na história da arte brasileira.

Antônio Marcos Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, nasceu em Minas Gerais, mais precisamente em Vila Rica, atual Ouro Preto, em 1738. Através da família, Aleijadinho teve contato com a arte desde cedo. Neste período, as obras religiosas se destacavam naquela região e se tornavam maiores e mais numerosas devido à extração de ouro. A união de pintura, escultura e arquitetura nos estilos barroco e rococó resultou em obras que retratavam o momento histórico pelo qual o Brasil passava. E como era comum para a época, o artista não se ocupava com apenas um tipo de arte, e sim com vários.

Por volta da década de 1770, ele começou a sofrer com uma doença degenerativa, que não se sabe exatamente qual era, mas que afetou inicialmente o movimento dos seus pés e de suas mãos e depois fez com que ele começasse a perder a mobilidade nos membros. No entanto, mesmo com estes problemas, Aleijadinho continuava seu trabalho. Em 1814, aos 76 anos, faleceu em Ouro Preto.

Sua primeira obra foi um chafariz construído em Ouro Preto em 1752. A partir de então Aleijadinho começou a fazer outros trabalhos, principalmente nas igrejas. Mas ele não se limitou a sua cidade natal, foi também para outros municípios e até estados, trabalhando como entalhador, escultor e projetista, com obras realizadas principalmente em pedra sabão.

Dentre suas principais obras, encontramos “Os Doze Profetas“, entalhada em pedra sabão e localizada no Santuário de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas. Neste Santuário, as esculturas dos doze profetas, que podem ser observadas nas imagens abaixo, localizam-se na parte frontal e convidam as pessoas a adentrarem à igreja, a qual também possui muitas esculturas e adornos no estilo rococó.

Fonte: http://dozeprofetasdealeijadinho.openbrasil.org/2015/04/doze-profetas-de-aleijadinho.html

Fonte: http://200.144.182.66/aleijadinho/os-12-profetas/

Em Ouro Preto, uma das grandes obras de Aleijadinho é a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, característica do barroco brasileiro. Tanto o projeto da igreja como os adornos, as esculturas, o frontispício e a pia batismal são obras do artista. Nas imagens abaixo podemos ver o detalhamento feito e a harmonia que existe entre o projeto da edificação e suas esculturas.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_S%C3%A3o_Francisco_de_Assis_(Ouro_Preto)

Fonte: https://www.tripadvisor.com.pe/LocationPhotoDirectLink-g303389-d555145-i184977082-Church_of_Sao_Francisco_de_Assis-Ouro_Preto_State_of_Minas_Gerais.html

Além dessas, outras obras de grande importância são:

  • Igreja de Nossa Senhora do Carmo, também em Ouro Preto, onde ele foi responsável por esculturas e por modificações no projeto e no frontispício;
  • Igreja de São Francisco em São João del Rei, onde também trabalhou na fachada;
  • capela-mor da Igreja de Nossa Senhora das Mercês, em Ouro Preto;
  • Uma série de esculturas para outras igrejas principalmente nas cidades mineiras de Ouro Preto, Mariana, Congonhas, São João del Rei, Tiradentes e Sabará.

Como é possível perceber, quando falamos de arquitetura e escultura brasileiras, um dos maiores nomes é o de Aleijadinho. Conhecer sua obra é importante não só para entender seus trabalhos, mas também o de artistas que vieram posteriormente e se inspiraram nas características de suas obras para outras composições. E no Enem, a história do Brasil tem ganhado cada vez mais destaque, portanto é essencial entender sobre os principais nomes da arte do nosso país.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *