Conheça as Regras de Divisibilidade

Em nosso artigo de hoje, não iremos abordar um tema que seja crucial para a realização do exame, mas sim promover um ganho de tempo que será de muita utilidade para outros assuntos.

Vamos estudar as regras de divisibilidade. Como vocês já devem saber, durante a realização do exame não é permitido o uso de celulares, calculadoras, entre outros. Assim, todos os cálculos devem ser feitos pelo vestibulando, que podem (e precisam!) ganhar tempo conhecendo estas regras. Alías, ja escrevemos diversos artigos ressaltando a importância do controle do tempo durante a prova do Enem (clique aqui para ver um desses artigos).

Vamos às regras de divisibilidade:

Divisibilidade por 1

Todos os números são divisíveis por 1.

Divisibilidade por 2

Um número é divisível por 2 se for um número par. Assim todos os números terminados em 2, 4, 6, 8 e 0 serão divisíveis por 2.

Divisibilidade por 3

Um número é divisível por três quando a soma de seus algarismos resultar em um número divisível por 3. Como por exemplo:

  • 717 é divisível por três, já que 7+1+7=15 que é múltiplo de 3.
  • 1002 é divisível por três, já que 1+0+0+2=3 que é múltiplo de 3.

Divisibilidade por 4

Se diz que um número é divisível por 4 quando o número formado por seus dois últimos algarismos (dezena e unidade) formarem um número divisível por 4 ou quando o número termina com os algarismos 00. Portanto:

  • 1000 é divisível por 4, pois termina em 00.
  • 4312 é divisível por 4, pois 12 é divisível por 4.

Divisibilidade por 5

Um número é divisível por 5 quando seu algarismo da unidade é 0 ou 5.

Divisibilidade por 6

Dizemos que um número é divisível por 6 quando o mesmo for divisível por 2 e 3 simultaneamente. Note que para isso já podemos utilizar as regras obtidas anteriormente.

Divisibilidade por 7

Um número é dito divisível por 7 quando o dobro de seu algarismo da unidade, reduzido do restante do numero resulta em um numero divisível por 7. Embora pareça complicado, em nosso exemplo ficará melhor seu entendimento.

  • 245 é divisível por 7, uma vez que 24 – 2 5 = 14, que é divisível por 7.
  • 161 é divisível por 7, já que 16 – 2 1= 14, que é divisível por 7.

Divisibilidade por 8

Um número é divisível por 8 quando terminar em 000 ou quando os três últimos algarismos (unidade, dezena e centena) forem divisíveis por 8.

  • 1288 é divisível por 8, já que 288 é divisível por 8.
  • 6000 é divisível por 8, pois termina em 000.

Divisibilidade por 9

O número será divisível por 9 quando a soma de seus algarismos resultar em um múltiplo de 9. Esta regra é similar a de divisibilidade por 3. Exemplo:
567 é divisível por 9, uma vez que 5+6+7=18, que é múltiplo de 9.

Divisibilidade por 10

Um número será divisível por 10 ao terminar em 0.

Por fim, vamos ressaltar que estas regras não são mandatórias para o exame. Porém sabemos que o tempo é crucial durante a realização da prova, então o conhecimento destes critérios pode ajudar a realizar as contas rapidamente e ganhar tempo para utilizar em questões de maior duvida. Portanto, aproveite!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *