Conheça as mudanças e novidades para Enem 2017

Na manhã desta quinta-feira, dia 9 de março de 2017, o Inep e o MEC, responsáveis pela elaboração e aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), deram uma coletiva de Imprensa na sala de atos do Ministério da Educação, em Brasília (DF), apresentando o resultado da consulta pública realizado sobre o exame, além de todas as mudanças e novidades que ocorrerão já no Enem 2017.

Conheça as mudanças e novidades que já estarão valendo para o Enem 2017, anunciadas agora pouco pelo MEC e pelo Inep, e que foram embasadas nas respostas daqueles que participaram da consulta pública:

  • Diferentemente dos anos anteriores, o Enem 2017 será realizado em dois domingos (dias 05 e 12 de novembro). Nas edições anteriores, o exame era aplicado em apenas um final de semana.
  • Conforme adiantado pelo próprio MEC, o Enem não valerá mais para a certificação do ensino médio.
  • Os cadernos de prova e o cartão de resposta encartados serão personalizados, ou seja, conterão o nome e o número de inscrição de cada candidato na capa.
  • Além dos concluintes do ensino médio em escolas públicas, passam a ser isentos da taxa de inscrição também aqueles estudantes que tiverem cadastro no CadÚnico.
  • A partir desta edição, os dados do Enem por escola não serão mais divulgados.
  • O candidato isento da taxa de inscrição e que faltar na prova perderá o benefício da isenção no próximo ano. A exceção ocorrerá nos casos em que o indivíduo justificar sua ausência por meio de atestado médico ou documento oficial que comprove a impossibilidade de seu comparecimento. Nos anos anteriores, bastava fazer uma autodeclaração com a justificativa da ausência.
  • A solicitação de tempo adicional para atendimento especial deve ser solicitada no ato da inscrição

Datas importantes do Enem 2017:

  • O edital do Enem 2017 está previsto para ser publicado no dia 10 de abril.
  • As inscrições para o Enem deste ano ficarão abertas entre os dias 8 e 19 de maio de 2017.
  • Já o resultado do exame deverá ser divulgado em 19 de janeiro de 2018.

Estiveram presentes na coletiva que anunciou as mudanças no exame Mendonça Filho, Ministro da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, Secretária Executiva do Ministério da Educação, e Maria Inês Fini, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




7 Comentários

Marcio

Acho que não foi certo,tirar o certificado de ensino ajudava bastante as pessoas que não conseguiam fazer por motivo de força maior e governo arrecadaria com isso pq fazer enceja por,eliminação de matérias as pessoas acaba deistindo como ja fiz varias vezes.Não gostei.

Responder

francisca augusta da silva

> minha nota foi 3,98

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *