Conheça as Características dos Peixes (Cartilaginosos e Ósseos)

Depois de entender um pouco sobre cada um dos filos do reino Animalia, vamos nos aprofundar um pouco no filo dos cordados, mostrando as principais características de peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Divididos em duas classes, condrictes e osteíctes, os peixes são seres exclusivamente aquáticos, que apresentam formato hidrodinâmico, sistema digestivo completo e sistema circulatório fechado com duas cavidades no coração, um átrio e um ventrículo. Essa classificação se dá devido ao esqueleto destes animais, que pode ser cartilaginoso, como é o caso dos condrictes, ou ósseo, como ocorre com os osteíctes. Tubarão, cação e raia são exemplos de condrictes e salmão, sardinha e pintado, de osteíctes.

Além da composição do esqueleto, outras diferenças caracterizam as duas classes. Os peixes cartilaginosos apresentam boca na região ventral; possuem cloaca, uma estrutura pertencente aos sistemas digestório, urinário e genitaosteíctesl; seu sistema respiratório é branquial, com brânquias expostas; não possuem bexiga natatória, estrutura que faz com que o peixe flutue ou afunde e suas escamas são placoides.

Já os peixes ósseos apresentam boca na região anterior do corpo; não possuem cloaca, mas ânus; possuem opérculo, estrutura que recobre as brânquias; possuem bexiga natatória e suas escamas são cicloides.

A visão dos peixes não é muito desenvolvida. Já o ouvido interno é, o que auxilia no seu equilíbrio. Além disso, uma estrutura denominada linha lateral possibilita que eles percebam vibrações na água, de modo que possam captar alimento e se defender dos predadores.

Outra característica importante refere-se à temperatura. Os peixes são animais heterotermos, o que significa que a temperatura de seu corpo varia de acordo com a temperatura no ambiente, ao contrário dos seres humanos, por exemplo, em que independente da temperatura externa, o corpo permanece em torno de 36ºC.

No próximo artigo, veremos a transição desse ambiente aquático para o terrestre, principal característica dos anfíbios. Até lá!!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




3 Comentários

OSVALDO LINDOLFO DA SILVA

Peixes duas classes condrictes e osteíctes,formato hidrodinâmico, cartilaginoso são os condrictes e os ósseos que são os osteíctes; características cartilaginosos boca na região ventral cloaca, respiratório bronquial, com brânquias expostas não possuem bexiga escamas placoides. Osteíctes ósseos boca na região do corpo possuem anus opérculo,bexiga natatória escamas cicloides; Os peixes são animais heterotermos ¨qualquer temperatura do ambiente seu corpo mantém a 36º .

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *