Confira Os 20 Possíveis Temas da Redação do Enem 2018

Sabe qual é o segredo para fazer uma boa redação? Conciliar estudo teórico e prático! Nem é um segredo tão difícil de descobrir, já que essa é uma metodologia de estudos que pode ser utilizada em diversas matérias e, inclusive, é recomendada por muitos professores. Quer ver um exemplo? Quando você estuda matemática, é muito comum você precisar resolver várias listas de exercícios. Com redação não é diferente: é preciso treinar bastante!

Pensando nisso, recomendamos três etapas importantíssimas para sua preparação para a redação do ENEM 2018 começar agora! São elas:

Ter um Bom Material Teórico

Você deve se perguntar: “Como eu vou saber qual material utilizar?” Vem comigo que eu te explico. Cada vestibular utiliza um método de avaliação diferente para redação e é muito importante saber como você será avaliado para adequar sua escrita e a estrutura do seu texto. No Enem, isso é ainda mais relevante, porque grande parte do aumento de sua nota pode estar em pontos específicos cobrados pelo modo de avaliação do exame, como utilizar diversificado repertório sociocultural na argumentação e desenvolver uma proposta de intervenção adequada e viável.

Nossa Apostila de Redação é ideal para lhe ajudar nessa primeira etapa. Clique aqui e aproveite nossa promoção de lançamento. Além da nossa apostila, outra boa opção é conhecer os 25 possíveis temas propostos pela equipe do Descomplica. Para baixar o e-book do Descomplica clique aqui.

Praticar com propostas de redação dos anos anteriores

Aqui entra a parte prática! “Ah, mas se esse tema já caiu em anos anteriores, não vai cair de novo.” Muitos estudantes pensam assim e por isso ignoram os temas antigos. Não se engane com isso! Nessa etapa 2, o foco não é o tema da redação. É essencial treinar com as propostas passadas para se acostumar com o estilo do Enem, como o formato, os textos de apoio, o tipo de tema etc.

Nesta página você encontra todas as provas anteriores do Enem desde 2009, quando começou o modelo novo desse exame, servindo de ingresso nas universidades públicas (SISU) e particulares (Prouni). Abra as provas, leia a proposta de redação e faça seu texto. Depois disso, você pode conferir a análise daquela proposta de redação no último capítulo da nossa apostila mencionada anteriormente.

Praticar com novos temas

Agora sim aquele pensamento faz sentido. O Enem tem a tradição de cobrar como tema de redação assuntos socioculturais e atuais no cenário nacional. Por isso, é importante estar por dentro das atualidades do ano e treinar sua argumentação com esses assuntos mais recentes.

Para isso, elencamos abaixo alguns temas que podem ser o escolhido no Enem 2018, considerando o que está em alta nas discussões da sociedade atualmente. Assista o vídeo abaixo e posteriormente leia o mais detalhes sobre cada tema logo abaixo:

1. Saúde Mental

Já ouvimos falar que a depressão é o mal do século XXI. Realmente, muitas doenças mentais têm afetado a população, como depressão, ansiedade, bipolaridade e síndrome do pânico. Inclusive, essas enfermidades, muitas vezes, são causadoras de suicídios, assunto que foi muito tratado em 2017 devido ao jogo Baleia Azul e à série 13 Reasons Why.

2. O Combate às Doenças Epidêmicas

O combate à dengue já foi muito discutido na sociedade e vira-e-mexe tem outra doença epidêmica assombrando a população brasileira, como o Zika Vírus e a Chikungunya. Esse ano, é a febre amarela que tem se propagado. Vale a pena se inteirar sobre o assunto.

3. A Influência da Ciência na Sociedade

Os avanços científicos são muito importantes para a população. Inclusive, isso foi muito discutido quanto à produção de vacinas para as doenças epidêmicas que tratamos no assunto anterior. Os dois temas podem ser abordados conjuntamente.

4. Situação do Idoso no Brasil

A reforma da previdência está em evidência no governo atual. Dentro dessa perspectiva, é plausível cair um tema que aborde a situação dos idosos, principalmente focando na questão econômica, como a aposentadoria.

5. O Papel do Esporte na Sociedade

Esse é um assunto sempre cogitado em épocas de Olimpíadas e Copa do Mundo. Muitos atletas têm ascensão social devido à carreira no esporte, assim como muitas organizações têm projetos sociais voltados a isso.

6. Violência Urbana

Assaltos e roubos estão ficando cada vez mais frequentes nas cidades, principalmente nas metrópoles. As causas de tanta violência e como lidar com isso são formas de como essa temática pode aparecer na sua prova.

7. Sistema de Segurança Pública

Falando em violência urbana, uma das formas de combatê-la é a segurança pública. O Presidente do Senado apresentou, no início desse ano, o desejo de desenvolver um sistema integrado de segurança pública. É importante entender essa proposta e saber como isso funcionaria, assim como suas vantagens ou desvantagens.

8. Sistema Carcerário

Sabemos que o sistema carcerário no Brasil está superlotado, deixando os presos em condições subumanas. Essa situação tem gerado muitas rebeliões em todo o país, principalmente na região norte.

9. Saída Temporária de Presos

Um projeto de lei está discutindo proibir a saída temporária de presos em datas comemorativas, como dia das mães e natal. Para pensar nessa situação, é importante compreender tanto a situação do preso como as consequências das “saidinhas” para a sociedade.

10. Veracidade de Informações nas Redes Sociais

Outro projeto de lei coloca a propagação de informações falsas (fake news) nas redes sociais como crime, sujeito à reclusão. Isso pode gerar discussões sobre o papel da internet quanto às informações nela contidas.

11. Privacidade na Internet

Dentro do assunto internet, outra temática provável é quanto à privacidade de informações pessoais, tanto em questão a fotos íntimas como sobre nossos dados pessoais usados pelos sites e aplicativos para ofertar produtos e serviços. O controle que o Estado faz dessas informações também pode ser abordado nessa discussão.

12. Corrupção na Política

A operação Lava Jato e o julgamento do ex-presidente Lula são exemplos de atualidades com essa temática. Recentemente, também se tem discutido sobre o pagamento de auxílio moradia para políticos com altos salários.

13. Impactos Ambientais Causados Por Grandes Corporações

No último ano, isso foi muito discutido por causa da tragédia em Mariana, em Minas Gerais, causada por uma empresa do grupo Vale do Rio Doce. Essa temática pode voltar a aparecer sobre diversas outras perspectivas, então é válido acompanhar notícias sobre o assunto.

14. Os Direitos da População Indígena

Respeito à cultura indígena e demarcação de terras são duas abordagens que esse tema pode ter. Entender a história e os direitos da população indígena ajuda a argumentar nesse tema.

15. Consumo de Álcool e Cigarro por Menores de Idade

Tem-se debatido proibir a venda de cigarros com aromas e sabores diferentes, como mentolados, para não incentivar o consumo por adolescentes. Entretanto, menores de idade já são proibidos de consumir álcool e cigarro, mas sabemos que, na prática, muitos conseguem utilizar e comprar tais produtos. Como limitar mais esse consumo pode ser um tema de redação na sua prova, assim como os efeitos desse consumo e de outras drogas que afetam a saúde humana.

16. Educação Domiciliar

Outro projeto de lei defende que ensinar os filhos em casa, ao invés de optar pela educação tradicional nas escolas, não seja crime. Podemos pensar no impacto disso quanto à sociabilidade das crianças e a padronização do ensino, assim como associar essa decisão dos pais à precariedade do ensino público brasileiro.

17. Sistema de Votos Eleitorais

Atualmente, o voto no Brasil é obrigatório. Em outros países, é facultativo, ou seja, só vota quem realmente quer participar dessa decisão política. Como é ano de eleição, essa discussão certamente pode aparecer na sociedade.

18. Homofobia e Transfobia

O respeito às pessoas homossexuais, travestis e transexuais é algo que, com certeza, precisamos discutir, já que muito preconceito e violência física e moral ainda ocorre com essa parcela da sociedade.

19. Pichação e Grafite

Nossa legislação determina que pichação é crime, mas grafite não. Essa diferenciação é muito discutida quanto à liberdade de manifestação política e criação artística. É importante saber a diferença e ver opiniões diferentes sobre esse tema.

20. Padrão Estético Corporal

Usar Photoshop para retocar celulite em fotos de famosas e alisar cabelos são exemplos de como acontece a padronização de um corpo ideal. A busca por esse ideal pode causar doenças físicas e emocionais, além de preconceitos como gordofobia e racismo.

Esperamos que esses temas os ajudem a nortear suas pesquisas, estudos e treinos. Conheça também nosso CURSO DE REDAÇÃO, onde temos diversos temas no mesmo padrão do Enem para você praticar ainda mais, além de ter sua redação corrigida de forma pedagógica por nossos professores. Além disso, ao se tornar aluno do infoEnem, a apostila de redação é obtida gratuitamente para auxiliar seu curso (clique e inscreva-se!).

Comece hoje mesmo sua preparação para o Enem 2018. Temos certeza que uma nota alta em redação vai te ajudar muito a conquistar seu sonho. Esperamos realizá-lo com você!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




29 Comentários

LUCAS DA ADRIELLY

ÓTIMOS TEMAS

Responder

Layane da Silva Mendes

Eu ainda não faço o ENEM, mais adorei os temas, muito interessantes. Quero cursar medicina e sempre fico ligada nos temas, pois daqui a uns 2 anos eu também vou fazer, e espero fazer uma boa redação… Boa Sorte a vocês que vão fazer! ❤

Responder

Elina Oliveira

Super concordo!

Responder

Atrasada

Violência contra a mulher, desafio para a formação dos surdos, intolerância religiosa e caminhos para combater o racismo… Todos esses temas consecutivamente. Repararam que os temas das redações do ENEM começaram a focar em minorias? Aposto em homofobia nesse ano.

Responder

valquiria

a dois anos seguidos o infoenem tem acertado nos temas das redações, e todos os temas geralmente são projetos de lei ou algo similar, os temas que frequentemente está em debate no senado e na câmara este ano tem referencia a situação do idoso no Brasil e também a questão do “fake news” então são dois temas que tem grande probabilidade de cair esse ano.

Responder

João Paulo da Silva

Temas que comentam sobre a crise revolucionária seguida por currupçoes, paralizaçoes dos caminhoneiros, a falta de alimentos e combustíveis em todo o pais, juros e impostos super abusivos, intervençoes militares, renuncia da presidencia e também as consequências e custos de tudo isso para o país poderá ser um diferencial voltado a resgatar novas ideias através do exame para uma possível melhora da nossa nação.

Informações socioculturais e ambiental são temas extremos em manter o foco nas pesquisas e estudos…

Responder

patrick

> e uma pena eles nao colocarem um ema assim no dia da prova pois eles muito bem sabem q mais da metade da população ia desse o pau no governo

Responder

bruna

não acredito que caia algo que possa afetar o governo de alguma forma, como corrupção, violência urbana, sistema carcerário. homofobia é o maior ponto forte esse ano .

Responder

Edna Ventura dos Santos

> Concordo!!! não podemos esquecer de que é o Estado que organiza as provas do Enem, ele jamais colocaria um tema que motivasse o candidato a questionar as atitudes parlamentares.

Responder

Luana Vitória

> Lembra que mudou a banca… A nova banca adora criticar o governo indiretamente, dentre elas está a da Vunesp. Só de olhar o tema das redações dele, tudo é possível!

Responder

td2

politica e corrupçao e um tema bastante comentado!

Responder

raimundo

os direitos e deveres do portador de diferencia física e a questão das cotas será um bom tema.

Responder

Sidnei

Uma proposta de estudo, se já não foi tema ainda, é o sistema de ensino à distância (EAD), curso superior técnico, Licenciatura, Bacharel, Especialização, Mestrado e Doutorado. Se alguém tiver algum estudo sobre essa metodologia de ensino e quiser compartilhar seria muito bom. Obrigado!

Responder

Carlos santos

Quero ficar por dentro por dentro sobre a redação do enem

Responder

Karol

> quero ficar por dentro de tudo se referindo ao enem.

Responder

Camila Rocha

Gostei bastante, temas acessíveis e interessantes. Espero que caia algum desses ❤

Responder

Osnir silva santtos

OS DESAFIOS PARA COMBATER A VIOLÊNCIA AOS HOMOSSEXUAIS NO BRASIL

Paulo Freire, analisando a relação Oprimido_opressor escreveu em seu livro “Pedagogia do Oprimido” que o segundo utiliza-se de vários estratégias e técnicas para manter a dominação e/ou a opressão sobre o primeiro. Isso se torna claro no relacionamento homofóbico_homossesual no qual é feito por meio da violência, seja ela pscológica, simbólica e não raro, a física. Neste sentido, se torna dificultoso combater tal  problema, pelo o fato dele estar sustentado em preceitos ideológico_culturais e em uma legislação omissa na garantia de direitos e proteção ao homossexual.
Historicamente, o cidadão não hetéro tinha que se manter escondido, não poderia se revelar perante a família nem a sociedade, pois seria certamente segregado, esses cidadãos aparte da heterenomarlidade eram considerados doentes ou pervertido com embasamento em dogmas religiosos__que permanecem até hoje__ e na ciência, basta lembrar que a homossexualidade só deixou a lista de transtornos mentais da OMG no fim do século passado. Por tudo isso, é que ainda hoje permanece esse pensamento intolerante, preconceituoso, opressor e violento contra  as pessoas Lgbts que cumina vergonhosamente em agressões e assassinatos diariamente  no País.
Conforme a Ong Gays da Bahia os assassinatos por motivação homofóbica cresceu 15% esse ano em comparação com a ano passado,ainda segundo um outro estudo realizado por uma organização internacional, o Brasil é um dos país mais perigosos para um travestir viver, o risco deste ser vítima de um homicídio é de vinte vezes mais que um hetéro. Esses dados servem para confirmar o quanto a legislação é branda com os crimes dessa natureza. Enquanto o racismo, o femicídio e crimes por intolerancia religiosa são tipificados como de ódio os por motivação homofóbica continua a ser tratados pela justiça como crime comum, muito, por uma bancada conservadora no congresso que continua a negar  aos Lgbts  direitos fundamentais como a liberdade, a cidadania e a proteção por parte do Estado, deixando-os na periferia do corpo social.
  Escancara-se, portanto, que ainda não vivemos numa nação totalmente democrática, pois parte da população como os homossexuais ainda não gozam plenamente  de liberdade e igualdade de direitos o que os torna mais vulneráveis a violência e que esta realidade nessecita ser transformada com urgência. Desse modo, cabe ao Estado tomar medidas efetivas, para atenuar o problema,como: criminalizar a homofobia,tipificar como crime de ódio assassinatos e agressões por motivos homofóbicos,promover  a cidadania homossexual,além de oferecendo-lhes essas garantias legais,poderá realizar também projetos educativos através do ministério da educação voltado para o respeito e a tolerância a diversidade sexual com palestras de sociólogos e liderança lgbts nas escolas. Ademais, os líderes religiosos contrários a homossexualidade deve tomar cuidado ao abordar a temática para que seus discursos não sirva de motivação a fundamentalistas munir_se de sentimentos odioso e violentar lésbicas, gays, bis e transexuais, e, talvez, assim, conheceremos de fato, uma sociedade justa onde a exitencia de opressores observada pelo o grande educador Freire fique no passado. 

Responder

sarah

> lindissimo

Responder

Ericktoptop

Obrigado, acabei de fazer uma redação de um simulado baseado no enem e caiu sobre “fake news”.

Responder

Taylane

Quero ficar por dentro dos tema que pode cair no enem

Responder

Samia Raquel

excelentes informações, através dessas sugestões fica muito mais fácil estudar com mais
objetividade.

Responder

emily

muito bom os temas

Responder

Liliane

Temas muito bons

Responder

Vitória Sousa

Provavelmente o último não cairá,pois foi tema do ENEM PPL 2017.

Responder

Emilly

espero que cai um desses

Responder

Malu Ayumi

Gostei bastante dos temas de redação, e a linguagem acessível que vcs utilizam…

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *