Confira Os 20 Possíveis Temas da Redação do Enem 2018

Sabe qual é o segredo para fazer uma boa redação? Conciliar estudo teórico e prático! Nem é um segredo tão difícil de descobrir, já que essa é uma metodologia de estudos que pode ser utilizada em diversas matérias e, inclusive, é recomendada por muitos professores. Quer ver um exemplo? Quando você estuda matemática, é muito comum você precisar resolver várias listas de exercícios. Com redação não é diferente: é preciso treinar bastante!

Pensando nisso, recomendamos três etapas importantíssimas para sua preparação para a redação do ENEM 2018 começar agora! São elas:

Ter um Bom Material Teórico

Você deve se perguntar: “Como eu vou saber qual material utilizar?” Vem comigo que eu te explico. Cada vestibular utiliza um método de avaliação diferente para redação e é muito importante saber como você será avaliado para adequar sua escrita e a estrutura do seu texto. No Enem, isso é ainda mais relevante, porque grande parte do aumento de sua nota pode estar em pontos específicos cobrados pelo modo de avaliação do exame, como utilizar diversificado repertório sociocultural na argumentação e desenvolver uma proposta de intervenção adequada e viável.

Nossa Apostila de Redação é ideal para lhe ajudar nessa primeira etapa. Clique aqui e aproveite nossa promoção de lançamento.

Praticar com propostas de redação dos anos anteriores

Aqui entra a parte prática! “Ah, mas se esse tema já caiu em anos anteriores, não vai cair de novo.” Muitos estudantes pensam assim e por isso ignoram os temas antigos. Não se engane com isso! Nessa etapa 2, o foco não é o tema da redação. É essencial treinar com as propostas passadas para se acostumar com o estilo do Enem, como o formato, os textos de apoio, o tipo de tema etc.

Nesta página você encontra todas as provas anteriores do Enem desde 2009, quando começou o modelo novo desse exame, servindo de ingresso nas universidades públicas (SISU) e particulares (Prouni). Abra as provas, leia a proposta de redação e faça seu texto. Depois disso, você pode conferir a análise daquela proposta de redação no último capítulo da nossa apostila mencionada anteriormente.

Praticar com novos temas

Agora sim aquele pensamento faz sentido. O Enem tem a tradição de cobrar como tema de redação assuntos socioculturais e atuais no cenário nacional. Por isso, é importante estar por dentro das atualidades do ano e treinar sua argumentação com esses assuntos mais recentes.

Para isso, elencamos abaixo alguns temas que podem ser o escolhido no Enem 2018, considerando o que está em alta nas discussões da sociedade atualmente. Confira:

1. Saúde Mental

Já ouvimos falar que a depressão é o mal do século XXI. Realmente, muitas doenças mentais têm afetado a população, como depressão, ansiedade, bipolaridade e síndrome do pânico. Inclusive, essas enfermidades, muitas vezes, são causadoras de suicídios, assunto que foi muito tratado em 2017 devido ao jogo Baleia Azul e à série 13 Reasons Why.

2. O Combate às Doenças Epidêmicas

O combate à dengue já foi muito discutido na sociedade e vira-e-mexe tem outra doença epidêmica assombrando a população brasileira, como o Zika Vírus e a Chikungunya. Esse ano, é a febre amarela que tem se propagado. Vale a pena se inteirar sobre o assunto.

3. A Influência da Ciência na Sociedade

Os avanços científicos são muito importantes para a população. Inclusive, isso foi muito discutido quanto à produção de vacinas para as doenças epidêmicas que tratamos no assunto anterior. Os dois temas podem ser abordados conjuntamente.

4. Situação do Idoso no Brasil

A reforma da previdência está em evidência no governo atual. Dentro dessa perspectiva, é plausível cair um tema que aborde a situação dos idosos, principalmente focando na questão econômica, como a aposentadoria.

5. O Papel do Esporte na Sociedade

Esse é um assunto sempre cogitado em épocas de Olimpíadas e Copa do Mundo. Muitos atletas têm ascensão social devido à carreira no esporte, assim como muitas organizações têm projetos sociais voltados a isso.

6. Violência Urbana

Assaltos e roubos estão ficando cada vez mais frequentes nas cidades, principalmente nas metrópoles. As causas de tanta violência e como lidar com isso são formas de como essa temática pode aparecer na sua prova.

7. Sistema de Segurança Pública

Falando em violência urbana, uma das formas de combatê-la é a segurança pública. O Presidente do Senado apresentou, no início desse ano, o desejo de desenvolver um sistema integrado de segurança pública. É importante entender essa proposta e saber como isso funcionaria, assim como suas vantagens ou desvantagens.

8. Sistema Carcerário

Sabemos que o sistema carcerário no Brasil está superlotado, deixando os presos em condições subumanas. Essa situação tem gerado muitas rebeliões em todo o país, principalmente na região norte.

9. Saída Temporária de Presos

Um projeto de lei está discutindo proibir a saída temporária de presos em datas comemorativas, como dia das mães e natal. Para pensar nessa situação, é importante compreender tanto a situação do preso como as consequências das “saidinhas” para a sociedade.

10. Veracidade de Informações nas Redes Sociais

Outro projeto de lei coloca a propagação de informações falsas (fake news) nas redes sociais como crime, sujeito à reclusão. Isso pode gerar discussões sobre o papel da internet quanto às informações nela contidas.

11. Privacidade na Internet

Dentro do assunto internet, outra temática provável é quanto à privacidade de informações pessoais, tanto em questão a fotos íntimas como sobre nossos dados pessoais usados pelos sites e aplicativos para ofertar produtos e serviços. O controle que o Estado faz dessas informações também pode ser abordado nessa discussão.

12. Corrupção na Política

A operação Lava Jato e o julgamento do ex-presidente Lula são exemplos de atualidades com essa temática. Recentemente, também se tem discutido sobre o pagamento de auxílio moradia para políticos com altos salários.

13. Impactos Ambientais Causados Por Grandes Corporações

No último ano, isso foi muito discutido por causa da tragédia em Mariana, em Minas Gerais, causada por uma empresa do grupo Vale do Rio Doce. Essa temática pode voltar a aparecer sobre diversas outras perspectivas, então é válido acompanhar notícias sobre o assunto.

14. Os Direitos da População Indígena

Respeito à cultura indígena e demarcação de terras são duas abordagens que esse tema pode ter. Entender a história e os direitos da população indígena ajuda a argumentar nesse tema.

15. Consumo de Álcool e Cigarro por Menores de Idade

Tem-se debatido proibir a venda de cigarros com aromas e sabores diferentes, como mentolados, para não incentivar o consumo por adolescentes. Entretanto, menores de idade já são proibidos de consumir álcool e cigarro, mas sabemos que, na prática, muitos conseguem utilizar e comprar tais produtos. Como limitar mais esse consumo pode ser um tema de redação na sua prova, assim como os efeitos desse consumo e de outras drogas que afetam a saúde humana.

16. Educação Domiciliar

Outro projeto de lei defende que ensinar os filhos em casa, ao invés de optar pela educação tradicional nas escolas, não seja crime. Podemos pensar no impacto disso quanto à sociabilidade das crianças e a padronização do ensino, assim como associar essa decisão dos pais à precariedade do ensino público brasileiro.

17. Sistema de Votos Eleitorais

Atualmente, o voto no Brasil é obrigatório. Em outros países, é facultativo, ou seja, só vota quem realmente quer participar dessa decisão política. Como é ano de eleição, essa discussão certamente pode aparecer na sociedade.

18. Homofobia e Transfobia

O respeito às pessoas homossexuais, travestis e transexuais é algo que, com certeza, precisamos discutir, já que muito preconceito e violência física e moral ainda ocorre com essa parcela da sociedade.

19. Pichação e Grafite

Nossa legislação determina que pichação é crime, mas grafite não. Essa diferenciação é muito discutida quanto à liberdade de manifestação política e criação artística. É importante saber a diferença e ver opiniões diferentes sobre esse tema.

20. Padrão Estético Corporal

Usar Photoshop para retocar celulite em fotos de famosas e alisar cabelos são exemplos de como acontece a padronização de um corpo ideal. A busca por esse ideal pode causar doenças físicas e emocionais, além de preconceitos como gordofobia e racismo.

Esperamos que esses temas os ajudem a nortear suas pesquisas, estudos e treinos. Conheça também nosso CURSO DE REDAÇÃO, onde temos diversos temas no mesmo padrão do Enem para você praticar ainda mais, além de ter sua redação corrigida de forma pedagógica por nossos professores. Além disso, ao se tornar aluno do infoEnem, a apostila de redação é obtida gratuitamente para auxiliar seu curso (clique e inscreva-se!).

Comece hoje mesmo sua preparação para o Enem 2018. Temos certeza que uma nota alta em redação vai te ajudar muito a conquistar seu sonho. Esperamos realizá-lo com você!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *