Conceitos de população no Enem

Os conceitos de população estão inseridos como um dos principais e mais frequentes temas da área de geografia na prova do Enem, sendo assim, hoje serão abordadas suas ideias centrais para a compreensão do assunto. Primeiramente, salienta-se que a Geografia da População não atua apenas na quantificação de habitantes em determinado local, sua função é muito mais complexa, pois ela busca entender as dinâmicas de mobilidade, qualidade de vida e diversos outros fatores políticos, sociais e econômicos que afetam diariamente na vida de todos os indivíduos.

Resultado de imagem para população
Figura reproduzida do site https://conceitos.com/populacao/. Acesso em 18/03/2020.

Conceitos:

            –População: caracteriza-se como a totalidade de pessoas que habitam em uma determinada área, território, país etc. (Obs: nessa categoria estão incluídos os estrangeiros).

            –Povo: são os indivíduos naturalizados que possuem direitos constitucionais em todo o território. Por exemplo, o povo brasileiro é composto pelos nativos e pelos estrangeiros naturalizados.

            –Etnia: pode ser conceituada pela existência de um grupo com uma raiz/matriz histórica, cultural e geográfica em comum, possuindo um fundamento antropológico.

            –Povos étnicos: possuem uma identidade coletiva, um padrão de cultura compartilhado, por vezes, vivendo sobre o mesmo Estado-nação. (Obs: no Brasil, diferentes povos étnicos compõem as matrizes dos brasileiros, como os indígenas e os negros, por isso, é um país multiétnico).

            –Nação: engloba a totalidade das diferentes etnias num dado território, sob leis e ordens nacionais. Por exemplo, a Espanha é uma nação que possui diversas etnias.

            –Densidade demográfica: é a relação entre a distribuição da população em um determinado território. Para encontrá-la é necessário dividir o número total de habitantes pela área do território (Habitantes/Km²). (Obs: no Brasil a densidade demográfica se concentra no Sudeste e nas zonas litorâneas, a densidade no interior do país é baixa).

            –Macrocefalia: concentração da população em um determinado local, típico de países subdesenvolvidos e emergentes. Exemplos de países emergentes: BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

            –PEA (População Economicamente Ativa): isto é, pessoas que estão habilitadas para trabalhar – estando empregadas ou não.

            –IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): é uma maneira de mensurar e comparar a qualidade de vida entre os países do mundo. Ele é calculado a partir de três indicadores: longevidade (expectativa de vida); renda (per capita); e educação (expectativa de anos de estudo, média de anos estudados).

País Povoado e Populoso

            Agora que os principais conceitos já foram definidos, urge a diferenciação entre as classificações de um país Bem povoado e Bem populoso:

  • Bem povoado refere-se a um país com densidade demográfica bem distribuída, ou seja, a população não está concentrada apenas em um local, ela está dispersa ao longo do território.
  • Bem populoso diz respeito a quantidade de população absoluta, isto é, um número de população elevado.

Essas diferenciações não indicam a qualidade de vida da população, para entender essas condições é necessário analisar as múltiplas variáveis (objetivas e subjetivas), sobretudo, os direitos universais e os indicadores populacionais elementares.

            Um dos indicativos de qualidade de vida, mais especificamente relacionado à longevidade, são os serviços elementares, sendo eles:

  • Saneamento: água tratada, esgoto, coleta e tratamento de resíduos.
  • Educação: básica, técnica e de nível superior.
  • Habitação: moradias com infraestrutura básicas.
  • Saúde de qualidade: pré-natal, vacinas e diversos outros serviços que garantem a saúde da população.
  • Segurança pública: responsável por lidar com conflitos internos e externos, violência urbana etc.

Pirâmides etárias

Definição: basicamente, são gráficos que apresentam a proporção de homens e mulheres distribuídas em cada faixa etária. Com isso, é possível perceber o nível de desenvolvimento econômico e a distribuição populacional, com a comparação entre o número de jovens e idosos.

Resultado de imagem para tipos de piramides etarias
Figura reproduzida do site https://slideplayer.com.br/slide/1235392/. Acesso em 18/03/2020.

Termos importantes referentes ao crescimento da população
  • Crescimento demográfico: é a mudança positiva do número de indivíduos de uma população, obtida através da soma entre a taxa de natalidade e a taxa de migração.
  • Taxa de natalidade: relação entre o número de crianças nascidas vivas e o número de habitantes em determinado local.
  • Taxa de migração:

-Positiva: se recebeu imigrantes.

-Negativa: se perdeu emigrantes.

  • Taxa de fecundidade: número médio de filhos por mulher.
  • Crescimento vegetativo: é a subtração entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. Quando a taxa de natalidade é superior à taxa de mortalidade, o crescimento é positivo, caso contrário, a taxa é negativa.

Questão:

(Enem 2012)

Composição da população residente urbana por sexo, segundo os grupos de idade – Brasil – 1991/2010.

Pirâmide Etária Urbana Brasileira 1991-2010

Pirâmide Etária Urbana Brasileira 1991-2010

Composição da população residente rural por sexo, segundo os grupos de idade – Brasil – 1991/2010.

Pirâmide Etária Rural Brasileira 1991-2010

Pirâmide Etária Rural Brasileira 1991-2010

Fonte: IBGE, Censo Demográfico 1991/2010 BRASIL. IBGE, Censo Demográfico 1991-2010. Rio de Janeiro, 2011.

A interpretação e a correlação das figuras sobre a dinâmica demográfica brasileira demonstram um(a)

a) menor proporção de fecundidade na área urbana.

b) menor proporção de homens na área rural.

c) aumento da proporção de fecundidade na área rural.

d) queda da longevidade na área rural.

e) queda do número de idosos na área urbana.

Alternativa correta é a letra A.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like