Conceito e Classificação dos Ângulos – Matemática no Enem

Nesta postagem vamos apresentar um conceito extremamente simples da disciplina de Matemática, que trata dos tipos de ângulo. Embora sejam de fácil entendimento e aprendizado, os ângulos são muito importantes, pois serão bastante utilizados em nossos artigos futuros, nos quais estudaremos as relações métricas em triângulos e outras relações.

Os ângulos são utilizados para expressar a inclinação entre duas retas ou semirretas, e baseado nos seus tamanhos poderemos obter uma série de relações. Quanto ao tamanho, para um padrão sempre é considerado uma circunferência completa, cujo tamanho completo corresponde a 360° (graus) ou 2π radianos. Em relação a classificação, podemos agrupá-los em cinco categorias: ângulo agudo, reto, obtuso, raso e giro. A seguir vamos detalhar cada um deles.

Ângulo Agudo

É aquele que está compreendido entre 0 e 90°, ou entre 0 e π/4 rad.

Ângulo Reto

É o ângulo que possui valor igual a 90° (π/2 rad). Diferente do ângulo agudo, o ângulo reto corresponde a um único valor de ângulo, e não a uma faixa de valores.

Ângulo Obtuso

São os ângulos cujos valores estão em uma faixa, que varia entre 90 e 180° (π/2 e π rad).

Ângulo Raso

Trata-se do ângulo que possui valor único igual a 180° (π rad).

Ângulo Giro

Também possui valor único, neste caso igual a 360° (2π rad). Assim como o ângulo raso, este ângulo não aparece com a mesma frequência dos outros três, mas devemos saber da sua existência e importância.

Como afirmamos no começo do texto, tanto o conceito de ângulo quanto a sua classificação são assuntos muito simples, mas que serão fundamentais para prosseguirmos nesta área de conhecimento. Em nossos artigos futuros vamos iniciar o estudo de várias relações que estão ligadas aos ângulos, portanto devemos fixar estes conceitos iniciais.

Até a próxima!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




4 Comentários

Conhecendo os Ângulos Colaterais e Alternos • infoEnem | infoEnem

[…] estudamos anteriormente as definições de ângulos, assim como algumas de suas propriedades (veja aqui!). Na sequência estudaremos sobre mais quatro ângulos, que são: os alternos internos e externos, […]

Responder

saporra ai mensmo

pq angulo giro se eu n me engano tem outro nome

Responder

Samuel Alencar

Pertinente!

Responder

jorge

Só para colaborar a definição de ângulo agudo acima está equivocada, o valor é entre 0 e pi/2 e não sobre quatro.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *