Compreendendo os Conceitos Básicos das Matrizes

O aumento cada vez maior no uso de computadores faz com que a utilização de matrizes se torne mais frequente, visto que já é o meio mais comum para o armazenamento e processamento de dados. As matrizes se tornam recursos extremamente interessantes em diversos ramos, principalmente na engenharia e economia, pois permitem diversas operações com um número de dados elevado. Além disso, é um conteúdo da matemática recorrente no Enem e vestibulares.

As matrizes costumam representar dados de uma tabela, ou de um sistema de equações, facilitando (e muito!) o seu manuseio. Costumamos encontrar as matrizes entre parênteses, colchetes ou até mesmo entre duas barras verticais. Abaixo ilustraremos uma matriz entre colchetes:

matriz1

Em nosso exemplo temos a matriz mais geral possível, pois não é apresentado nenhum tipo de restrição em nosso sistema. Os termos da matriz normalmente são expressos da forma amn, onde m representa a linha onde o termo se encontra e n representa a sua respectiva coluna. Neste caso temos uma matriz com m linhas e n colunas, onde m e n podem assumir quaisquer valores.

Após entender o formato de uma matriz, veremos agora algumas denominações de matrizes:

Matriz Linha

Uma matriz linha é uma matriz da forma 1 x n, ou seja, apresenta uma única linha. Este tipo de matriz também pode ser chamado de vetor linha e é representado por:

A = [aL1, aL2, aL3…aLn]

Matriz Coluna

A matriz coluna é aquela que assume a forma inversa da linha, ou seja, n x 1. Também denominada vetor coluna é vista da seguinte forma:

matriz2

Matriz Nula

Uma matriz nula é aquela do tipo n x m onde todos os termos da matriz são iguais a 0, não dependendo dos valores de m e n.

Matriz Quadrada

Uma matriz quadrada é uma matriz do tipo n x n, ou seja, se trata de uma matriz que possui o mesmo número de linhas e colunas. Abaixo ilustraremos uma matriz quadrada de ordem 2, que representa o número de linhas e colunas da matriz:

matriz3

As matrizes quadradas são as mais utilizadas, pois apresentam diversas formas de manipulação, podendo trazer métodos muito úteis para o seu manejo. Em nosso próximo artigo abordaremos estas variações, identificando-as e explicando o seu funcionamento.

Até breve!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




2 Comentários

Itamar Raul de Morais

Obrigado pela gentileza em me mandar o manual do ENEM 16!

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *