Compreendendo as Organelas Celulares e Suas Funções

Recentemente estudamos a composição de uma célula e vimos que no citoplasma localizam-se as organelas (veja aqui). Agora vamos entender pelo que cada uma delas é responsável e suas particularidades.

Mitocôndrias

Encontradas em quase todas as células eucariontes, as mitocôndrias são responsáveis pela produção de energia em forma de ATP e possuem material genético próprio.

Ribossomos

Sua finalidade é realizar a síntese proteica. São encontrados aderidos ao retículo endoplasmático rugoso ou soltos no citoplasma.

Retículo Endoplasmático Rugoso e Liso

O retículo endoplasmático rugoso também participa da síntese proteica devido aos ribossomos que encontram-se ligados à sua estrutura. Já o retículo endoplasmático liso não possui ribossomos e participa da produção de lipídios e da eliminação de substâncias tóxicas, tornando-as mais solúveis.

Complexo de Golgi

O complexo de Golgi ou complexo golgiense é responsável pela secreção celular e situa-se próximo ao núcleo.

Lisossomos

Os lisossomos são fazem a digestão de moléculas orgânicas e, para isso, possuem muitas enzimas digestivas.

organelas

Peroxissomos

São organelas responsáveis pela desintoxicação e, assim como os lisossomos, possuem diversas enzimas digestivas. Tais organelas produzem peróxido de hidrogênio por meio de um processo que leva à quebra de ácidos em moléculas menores, a fim de auxiliar na produção de energia pela mitocôndria.

Cloroplastos

Cloroplastos são organelas presentes em organismos fotossintetizantes, ou seja, que produzem seu próprio alimento, como as plantas. São verdes devido à concentração de clorofila e possibilitam a fotossíntese.

Citoesqueleto

É caracterizado pela presença de filamentos proteicos que mantém a forma celular.

Centríolos

Os centríolos são responsáveis pela formação e movimento dos cílios e flagelos e participam dos processos de divisão celular (mitose e meiose).

Vacúolos

Assim como os cloroplastos, não são encontrados em células animais e são classificados em digestivos, contráteis e de armazenamento, de acordo com a sua função. Os vacúolos contráteis são típicos de protozoários e são responsáveis por eliminar o excesso de água que entra por osmose. Os digestivos são característicos das células que realizam fagocitose, ou seja, a ingestão e digestão de partículas. Já os de armazenamento podem acumular diferentes substâncias de acordo com as necessidades da célula.

É importante ressaltar que além de ter algumas organelas distintas, as células animais e vegetais também diferem-se pela presença de parede celular. A estrutura característica das células vegetais é composta por celulose e tem como função manter a forma da célula, além da absorção, secreção e transporte de substâncias.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *