Compreendendo a Formação das Monarquias Nacionais

Os países começaram a ter uma estrutura semelhante a de hoje com o fim do feudalismo e a união entre rei e burguesia, sendo que a formação das Monarquias Nacionais ou Estados Modernos é consequência de tal estruturação. Vários países passaram por esse processo, como Portugal, Espanha, França e Inglaterra. Vamos entender um pouco sobre cada um deles.

Portugal

O início da formação da monarquia portuguesa se dá com a expulsão dos Mouros na Guerra de Reconquista, ou seja, a guerra que tinha como objetivo expulsar os invasores árabes. Entretanto, foi durante a Revolução de Avis que se iniciou de fato a Monarquia. Essa revolução provocou a transferência do governo da dinastia Borgonha para a de Avis e esta foi responsável por uma grande expansão marítima, que culminou nas Grandes Navegações.

Espanha

O início da formação da Monarquia Espanhola também se deu com a Guerra de Reconquista. No período havia quatro reinos, sendo Castela e Aragão dois deles. O primeiro governado pelo rei Fernando e o segundo pela rainha Isabel. Os dois se casaram e então formou-se um Estado Nacional e também como em Portugal, teve início uma expansão marítima.

França

O processo de formação da monarquia francesa se iniciou com a unificação dos francos durante o governo de Clóvis e se consolidou efetivamente durante a Guerra dos Cem Anos, quando foi necessário constituir uma união para derrotar os ingleses e ainda mais quando o país venceu a guerra.

Inglaterra

O início da formação desta monarquia se deu quando os Normandos dominaram os anglo-saxões e teve continuidade até a criação do Parlamento. Contudo, se consolidou após a Guerra dos Cem Anos, que forçou, assim como na França, uma união do Estado, causando alterações econômicas e sociais.

Entretanto, a disputa por terras gerou um conflito entre duas famílias importantes, os Lancaster, representados por uma rosa vermelha, e os York, por uma branca. Portanto esse conflito, que durou de 1455 a 1485, foi nomeado de Guerra das Duas Rosas e seu fim caracteriza-se pela ascensão de uma nova dinastia ao poder, a qual estabelece o absolutismo inglês, a dinastia Tudor.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

Estados Nacionais, o que eram e como se formaram após a crise feudal

[…] Toda Matéria, Sua Pesquisa, Brasil Escola, Cola da Web, Kuadro, História Net, Educabrás, Info Enem, Só História, Colégio […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *