Compreenda o Princípio de Le Chatelier

Vamos estudar em nosso artigo de hoje um assunto muito importante relacionado a química no Enem, que é o Princípio de Le Chatelier. Para abordar este princípio, importantíssimo para as questões relacionadas ao equilíbrio químico, vamos explicar sobre a sua definição, além de ilustrar a influência das principais variáveis das reações químicas.

Como já estudamos em diversos conceitos anteriormente, em uma reação química, são vários os fatores que podem influenciar esta reação (veja aqui alguns dos fatores que podem afetar uma reação). Cada um destes fatores, quando alterados, certamente modificarão as condições da equação inicial, que se adequarão de acordo com as modificações realizadas. E é nessa ideia global que o Princípio de Le Chatelier está inserido.

 

Princípio de Le Chatelier

O Princípio de Le Chatelier foi proposto no ano de 1884 pelo químico francês Henry Louis Le Chatelier. Como mencionamos acima, o Princípio de Le Chatelier está relacionado com o comportamento das equações (ou sistemas) químicos que estavam inicialmente em equilíbrio e sofreram alguma perturbação. O enunciado deste princípio diz o seguinte:

“Quando se aplica uma força em um sistema em equilíbrio, ele tende a se reajustar procurando diminuir o efeito desta força”.

O que o Princípio de Le Chatelier quer dizer? Basicamente, quando temos um sistema em equilíbrio, este sistema buscará novamente o equilíbrio ao sofrer uma perturbação qualquer. Sendo assim, a reação química em questão sofrerá um deslocamento, que irá favorecer um dos sentidos da equação.

Nos casos em que o deslocamento favorece a reação direta, ou seja, leva a formação de uma maior quantidade de produtos, dizemos que o sentido desta equação foi deslocado para a direita. Já para as situações em que ocorre o inverso, ou seja, uma maior formação de reagentes, dizemos que a equação teve o seu sentido deslocado para a esquerda.

Os três fatores analisados por Le Chatelier (que são os fatores relevantes sobre uma equação química) são: concentração, pressão e temperatura. Vamos observar cada um a seguir.

Influência da Concentração

Para as reações em equilíbrio, ao mantermos fixos todos os outros parâmetros e aumentarmos a concentração de um ou mais reagentes, o sentido da equação será deslocado para a direita. Isso acontece de maneira lógica, pois para equilibrar a reação química será necessária a formação de mais produtos. Caso ocorra o aumento da concentração de produtos, a reação será deslocada no sentido oposto.

Influência da Pressão no Princípio de Le Chatelier

Mantendo a temperatura das reações constante, ao aumentarmos a pressão de um sistema ocorrerá a contração do volume, o que faz com que a reação se desloque no sentido de menor volume, ou seja, na direção que possui o menor número de mols. Já se diminuirmos a pressão, a reação se deslocará no sentido da região com maior número de mols.

Influência da Temperatura

O aumento da temperatura nas reações em equilíbrio fará com que a reação se desloque no sentido da reação endotérmica, ou seja, da reação que absorve calor. Já para os casos onde a temperatura seja diminuída, a reação será deslocada para o sentido exotérmico, ou seja, o sentido que libera calor.

Desta forma, estudamos o Princípio de Le Chatelier, assim como a influência das variáveis importantes para este princípio. Sendo assim, estudamos mais um importantes conceito aplicado nas provas do Enem!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

Compreenda o Princípio de Le Chatelier • infoEnem | infoEnem | Pesquisas de Química

[…] Fonte: Compreenda o Princípio de Le Chatelier • infoEnem | infoEnem […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *