Compreenda o Boletim de Desempenho ou Resultado do Enem

Uma dúvida comum entre os candidatos que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) diz respeito ao resultado ou boletim individual de desempenho. Entre as indagações mais recorrentes, temos a dúvida sobre a data de liberação, sua apresentação ou composição em si e a maneira de acessá-lo.

Dedicamos este artigo ao esclarecimento destes questionamentos. Confira detalhes de cada um deles nos tópicos a seguir.

Quando Sai o Resultado do Enem?

A data de divulgação do exame nunca é informada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) no Edital do Enem ou com antecedência, por isso gera grande ansiedade nos milhões de candidatos.

O tempo necessário para correção das provas – especialmente das redações – e atribuição de notas varia entre 60 e 80 dias. Como tradicionalmente o exame é aplicado entre o final de outubro e início da novembro, o acesso ao resultado normalmente é liberado no mês de janeiro do ano seguinte.

Qual a Composição do Resultado do Enem?

Diferentemente do que muitos pensam, o resultado do Enem não consiste numa pontuação única, e sim em cinco notas independentes, uma para cada grande área abordada pelo exame: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, Matemática e a Redação.

Imagem da tela de Resultado do Enem 2015. Reprodução: Inep

Com exceção da prova textual, cuja pontuação varia de 0 a 1.000, as outras notas do exame são calculadas com base na Teoria da Resposta ao Item (TRI), complexo modelo matemático que leva em consideração diversos fatores, inclusive o padrão de respostas dos candidatos.

Para saber mais detalhes e compreender melhor os critérios de correção e atribuição de notas tanto das provas objetivas quanto da redação, recomendamos a leitura atenta deste documento oficial, produzido e disponibilizado pelo próprio Inep.

Como Ter Acesso ao Resultado do Enem?

O boletim com o desempenho do exame nacional sempre é disponibilizado para consulta na internet, com a possibilidade de impressão caso seja do interesse do participante. Para acessá-lo basta entrar no sistema do Inep (enem.inep.gov.br/participante) com o login e senha cadastrados. Quem esqueceu a senha poderá usar o recurso de recuperação no próprio sistema.

Caso o candidato queira consultar o boletim individual de edição do antigo Enem, antes de 2009, basta seguir os passos deste artigo. Para checar o resultado dos anos entre 2009 e 2014, o acesso deve ser realizado nesta página.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *