Compreenda a Utilização das Escalas

Quando falamos das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), diversas vezes falamos em questões multidisciplinares, ou seja, aquelas questões que são formuladas utilizando mais de uma área do conhecimento. Esse tipo de questão é muito interessante, uma vez que ao mesclar áreas do conhecimento diferentes, faz com que o aluno aplique de uma maneira melhor os conhecimentos adquiridos. Em nossa postagem de hoje, vamos falar sobre as escalas gráficas e numéricas, que são muito interessantes (e importantes!). Veja a seguir a importância do uso das escalas.

Primeiramente, vamos explicar o que faz com que as escalas sejam questões multidisciplinares. As escalas são técnicas utilizadas para a observação e interpretação de mapas, permitindo ao usuário determinar distâncias com base no comprimento observado através da figura. Desta maneira, são utilizados os conhecimentos de matemática, para que seja possível calcular as distâncias corretamente, e também os conhecimentos de geografia, que permitem ao observador explorar e medir a distância entre regiões diferentes!

A finalidade da utilização das escalas é permitir a representação de grandes ou pequenas regiões em mapas, tudo isso sem perder ou distorcer as dimensões da região representada. Consideremos um exemplo simples, para entender o funcionamento da escala. Podemos utilizar uma escala onde cada centímetro no desenho seja equivalente a 1 metro na vida real. Deste modo, em uma folha simples de 20 x 25 cm, é possível representar 20 x 25 m com esta escala! Nesta situação dizemos que a escala é do tipo (1cm: 100cm) ou ainda (1cm/100cm). Note que podemos também utilizar as escalas para ampliar as dimensões reais!

Atualmente, são utilizados dois diferentes tipos de escala, que são as escalas gráficas e as numéricas, vamos explorar cada uma destas a seguir.

Escalas gráficas

As escalas gráficas são aquelas representadas por uma linha horizontal, normalmente posicionada na parte inferior do gráfico. O distanciamento entre os pontos desta linha indica a distância real existente no mapa. Observe um exemplo na figura a seguir:

 

Na figura mostrada acima, cada centímetro ilustrado corresponde a 2 km! Desta maneira, para representar duas regiões que estão separadas por 10km, serão utilizados apenas 5cm!

Escalas numéricas

Por sua vez, as escalas numéricas são indicadas nos mapas em forma de fração, cujo numerador representa a distância medida no mapa, e o denominador indica a distância real da representação. Observe a seguir uma escala numérica:

Desta maneira, percebe-se que a utilização das escalas promove a observação de uma região de maneira apropriada.

É importante ressaltar que o uso de escalas serve também para ampliar regiões! Ao utilizar uma escala 2:1 por exemplo, as dimensões ilustradas no desenho representam duas vezes o tamanho real do objeto! O uso de escalas ampliando situações reais não são utilizados para mapas, mas sim para figuras e peças com grande quantidade de detalhes, de modo a facilitar o seu entendimento.

Portanto, estudamos nesta postagem sobre os diferentes tipos de escalas. A importância deste conteúdo fica evidente tanto para as questões de geografia para o Enem, como para as situações de nosso dia a dia, como a observação de plantas de imóveis e também objetos com grande quantidade de detalhes. Aproveite!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

OSCAR SILVA

MUITO BOM O MATERIAL LANÇADO POR VOCES.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *