Como usar a coletânea da proposta de redação do Enem

A proposta de redação do Enem traz uma coletânea de apoio que pode incluir textos, charges, infográficos, figuras, etc. Essa coletânea não precisa ser usada somente para reflexão sobre o tema ou como inspiração sobre o que escrever. Pelo contrário! A cópia, integral ou parcial, dos textos da coletânea não é permitida na redação. Porém, não podemos confundir a não-cópia com o não-uso dos textos. Vamos entender isso.

Primeiramente, vamos resumir como funciona a dissertação-argumentativa no Enem. O tema da redação pode ser interpretado como uma pergunta ou reflexão. Essa pergunta deve ser respondida na tese, ou seja, você deve se posicionar sobre a reflexão solicitada e organizar argumentos em defesa de sua posição. Além disso, é necessário desenvolver uma proposta de intervenção, ou seja, uma sugestão de ação que amenize a problemática discutida no texto. Ou seja: tese, argumentos e proposta de intervenção.

E aí que entra o papel da coletânea. Se analisar atentamente, perceberá que cada texto ou figura da coletânea te auxilia para a construção de uma parte específica da dissertação. Vamos observar isso, analisando a coletânea da redação do Enem 2013.

proposta redação 2

Tema: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil.

Pode ser transformado em uma pergunta: Quais os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil? Essa questão deve ser respondida por você na dissertação!

Texto 1: Qual o objetivo da “Lei Seca ao volante”?

Esse texto traz a explicação do que é a Lei Seca e as razões que motivaram sua criação. Ou seja, é a definição e contextualização do tema tratado, sendo muito útil para fazer o parágrafo introdutório da dissertação.

Figura 1: Campanha do Governo

Essa figura mostra ações de conscientização já feitas pelo Governo Federal. É útil para a argumentação, pois mostra que um dos efeitos da Lei Seca é o aumento de campanhas e propagandas que têm como objetivo conscientizar as pessoas sobre o perigo de dirigir alcoolizado.

Figura 2: Lei Seca em Números

Podemos arriscar dizer que esse infográfico era a parte mais importante da coletânea. Os dados das quatro pesquisas apresentadas são úteis para a argumentação, pois mostram importantes efeitos da Lei Seca, como a diminuição de atendimento hospitalar, vítimas de acidente e mortes. Essas porcentagens podem ser relacionadas com outros argumentos como a melhoria do atendimento hospitalar para outras pessoas em decorrência da diminuição das filas de espera que acidentes de trânsito podem ocasionar por necessitar de atendimento emergencial.

Texto 2: Repulsão magnética a beber e dirigir

Esse texto é um exemplo de proposta de intervenção pronta! Ele contém, em detalhes, a ação que uma agência de comunicação fez para conscientizar as pessoas no exato momento da ingestão da bebida alcoólica. Caso tivesse dificuldade para criar uma proposta de intervenção, o candidato poderia usar esse texto como base, propondo ações semelhantes ou a propagação da mesma ação em outros bares.

Propomos, agora, que você faça essa mesma análise com as outras propostas anteriores do Enem, buscando relacionar cada texto da coletânea a uma parte da dissertação (tese, argumentação e proposta de intervenção).

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




4 Comentários

FGrazi

Obrigada pelas dicas!

Responder

rosa aparecida da silva

To insegura com certeza preciso aprender maia.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *