Como Recuperar a Senha do Enem 2019

O Ministério da Educação (MEC), através do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou, nessa sexta-feira, 17, o Resultado Individual do Enem 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio). Como a inscrição ocorreu em maio do ano passado e as provas em novembro, é comum que você, vestibulando, esqueça a senha.

Para ajudar você o InfoEnem sistematizou os procedimentos para a recuperação da senha e garantir o seu acesso:

  • A página pode ser acessada por meio do Aplicativo do Enem ou no Portal do Candidato.
  • Para recuperar a senha, insira o CPF e clique em esqueci minha senha, localizado no canto inferior direito da tela.
  • Clique em enviar senha e aguarde uma nova senha ser enviada ao e-mail cadastrado.
  • Caso o e-mail não seja encontrado, aguarde alguns minutos ou procure na caixa de spam.
  • Se o candidato não tiver acesso ao endereço eletrônico cadastrado, é possível trocá-lo através do botão alterar e-mail. Para isso, é preciso lembrar do e-mail registrado e responder perguntas de confirmação para realizar a alteração.

 

O MEC também disponibilizou um número da Central de Atendimento para sanar possíveis dúvidas: 0800 616161.

 

O Enem

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma vaga nas Universidades Públicas e Institutos Federais (SiSU), a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni) ou ao financiamento estudantil (Fies). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

 

Sistema de Seleção Unificada – SiSU

Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é atualmente a maior porta de entrada para as universidades públicas no Brasil. Através da plataforma do SiSU o aluno pode se candidatar em duas opções de curso, de acordo com a sua preferência e cumprindo dois requisitos básicos, que são: ter realizado as provas do Enem em 2019 e não ter obtido nota igual a zero em nenhuma das áreas de conhecimento.

 

Programa Universidade Para Todos – ProUni

Outra opção para os estudantes que prestaram o Enem é o Programa Universidade Para Todos (ProUni). O ProUni concede bolsas de 50 e 100% em universidades particulares ligadas ao programa (que atualmente contempla grande parte das universidades particulares!). O ProUni ocorre logo após o SiSU.

 

Fundo de Financiamento Estudantil – Fies

Fechando os três programas que se utilizam das notas do Enem está o Fies – Fundo de Financiamento Estudantil. O Fies é um programa que adia o parcelamento das mensalidades de universidades privadas, com juro zero. É voltado para estudantes cuja renda familiar bruta mensal por pessoa não ultrapasse três salários mínimos. O Fies ocorre logo após o ProUni.

 

Para acessar todas as informações sobre provas e programas relacionados ao Enem 2019, fique ligado no InfoEnem. Além disso, acompanhe semanalmente diversos conteúdos importantes e focados diretamente no exame!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *