Como organizar seus estudos para o Enem 2013

Seja qual for o evento, uma boa preparação é fundamental. Uma festa de casamento, uma viajem ou  mesmo aquele churrasco de final de semana necessitam de providências para que tudo ocorra dentro dos conformes.

E quando falamos em vestibular, a conversa não poderia ser diferente. E é justamente nesse ponto que muitos estudantes acabam se perdendo.

Todos sabem que uma boa preparação para o maior vestibular do país (Enem) exige muito empenho.  Mas antes de iniciar seus estudos você precisa se ORGANIZAR!

Por isso, hoje resolvemos trazer  5 dicas para que você consiga programar seu dia-a-dia e fazer seus estudos renderem o máximo.

 

1- Estabeleça uma meta diária de dedicação.

Nada de estudar somente quando dá vontade. É necessário assumir um compromisso com você mesmo e segui-lo a risca, independentemente de serem duas , três ou cinco horas de estudo por dia. O importante aqui é não “inventar” desculpas e se dedicar.

 

2- Defina, antecipadamente, os dias da semana que estudará e qual o horário.

Essa programação ajuda bastante, pois você vai se acostumando com a rotina de trabalho e os estudos se tornam menos maçantes. Além disso, seus familiares já irão conhecer seus horários e certamente irão respeitar seus momentos de dedicação.

 

3- Escolha um lugar tranquilo e mantenha o foco.

Esqueça televisão, rádio ou namorado(a) na hora  dos estudos. Essas coisas, para a grande maioria,  são bem mais atrativas do que física, por exemplo. Ou seja, caso não escolha um bom lugar, certamente você não conseguirá manter o foco e seu rendimento irá cair drasticamente.

 

4- Defina, também de maneira antecipada, qual matéria vai estudar em cada dia da semana.

Está quase tudo perfeito: O dia da semana que irá estudar, qual horário começa e quando termina. Tudo num lugar tranquilo e sem distrações. Toda essa preparação de nada vai adiantar se você estudar apenas o que gosta. Claro que um estudante que pensa em direito, por exemplo, pode dar mais ênfase para as disciplinas de ciências humanas. Mas terá que reservar algumas horas da semana para aquelas  contas malucas de química.

 

Essas são as dicas. Estamos certos que, seguindo-as, seus estudos serão aproveitados de uma forma muito mais eficiente.

E não pense que esquecemos da quinta e última dica!  Apenas não a colocamos junto com as outras porque ela é a mais simples e ao mesmo tempo a mais importante.

 

5 – Defina o dia que começará sua rotina!

Amanhã? Semana que vem? Claro que o quanto antes, melhor. Mas o mais importante é saber que, a partir daquele dia, você tem metas a cumprir até as provas do Enem 2013.

 

Bons estudos!

 

 

Compartilhar

20 Comentários

gustavo

é necessário praticar exercícios físicos ou é perca de tempo durante a preparação para o ENEM?

Responder

lucas

Ola, me hamo lucas trabalho o dia todo,mas vou fazer o enem esse ano, gostaria de saber como faco pra dividir os horarios e a materia de um jeito que possa conciliar trabalho e estudo !
obg .

Responder

InfoEnem

Olá Lucas,
Recomendamos que leia esse artigo,
http://www.infoenem.com.br/como-organizar-seus-estudos-para-o-enem-2013/
att
Fernando

Responder

gustavo

Olá, tenho 15 anos e estou me preparando para o Enem. Quantas horas devo estudar para passar em Medicina?

Responder

InfoEnem

Olá Gustavo,
Recomendamos a leitura desse artigo!

http://www.infoenem.com.br/diferenca-entre-quantidade-e-qualidade-de-estudo/

abs
Prof Fernando

Responder

Veralúcia

Muito obrigada este artigo solucionou varias duvidas que tinha, e espero que me ajude na hora dos estudos

Responder

vanessa

é um site muito bom!!!

Responder

vanessa

anham

Responder

vanessa

sera????

Responder

Josy Silva

Comprei as apostilas, gostei muito, pois o material esta bem organizado e as apostilas são de boa qualidade.
Moro em São Jose dos Campos e encomendei pelo site,a entrega foi rápida e a comunicação ótima.
Recomendo.
Agradeço a todos do Info Enem

Responder

Magali Maria

Olá tenho muita vontade de fazer o Enem, mas infelizmente sou portadora de (Dislexia),tenho muitas dificuldade para ler e escrever mias para escrever eu tenho condições? sou formada em Tequinica em nutrição, tenho 41 anos, obrigada aguardo..

Responder

InfoEnem

Olá Magali!
Sem dúvidas você tem condições de prestar o Enem 2013!
Porém, por ser portadora de dislexia talvez consiga solicitar a prova para candidatos especiais. Isso ocorre no momento da inscrição para o exame. Para se informar melhor entre em contato com o Ministério da Educação (0800 616161).
Agradeço sua visita e desejo boa sorte Magali! Volte sempre ao infoEnem!
Matheus

Responder

Renan

Pessoal do InfoEnem! Tudo bem com vocês?

As apostilas preparatórias para o ENEM 2013 são belíssimas!!! Estou “detonando” cada resolução… O mais importante nesse processo autodidata é a possibilidade de fazer comparações, ou seja, primeiro, eu tento resolver o exercício por conta própria e, em seguida, eu comparo a minha RESOLUÇÃO com as resoluções das apostilas. Este método está sendo bastante produtivo e, consequentemente, me traz uma confiança considerável, característica que antes não possuía ou simplesmente não tinha ciência de sua existência.
Evidentemente, não são todos os exercícios que eu consigo chegar na resposta correta, mas ao ler e reler cada palavra dos comentários e explicações que constam nas apostilas, espontaneamente, o processo de cognição e aprendizagem é potencializado. Dessa forma, o ato de “aprender” começa a se tornar uma condição mental puramente alcançável (independentemente do nível de conhecimento do estudante).
Em síntese, estou muito satisfeito com essa “forma particular de estudar”. O estudo autodidata associado a um material didático de excelência é, certamente, a melhor maneira de se preparar para um Exame dessa grandeza.
Enfim, continuarei acompanhando as notícias disponibilizadas no portal.
Grato pela imensurável contribuição.

Responder

joao

Cara valeu pela dica, eu comprei as apostilas e estou tendo muita dificuldade com matemática, o matéria difícil, você pode dar mais algumas dicas de como estudar essa matéria.

Responder

InfoEnem

João, eis a resposta a sua pergunta (http://www.infoenem.com.br/como-estudar-matematica-para-o-enem-2013/), publicamos este artigo na semana passado. Espero que ajude!
Aproveito para agradecer os elogios a nossas apostilas e a confiança no infoEnem.
abs,
Matheus Andrietta

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *