Como Funciona o SiSU

Nesta sexta-feira, 17 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o Resultado do Enem 2019 e você precisa saber o que é o Sistema de Seleção Unificada, o SiSU,  pois, na próxima terça-feira (21/01) iniciarão as inscrições para as vagas oferecidas para o primeiro semestre por esse sistema. O prazo para concretizar a inscrição irá até sexta-feira (24/01), e os resultados serão divulgados no dia 28 de janeiro.

 

O que é o SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Como me inscrevo para o SiSU e como funciona a seleção?

Para fazer inscrição no SiSU no primeiro semestre de 2020, o estudante tem que ter participado do Enem 2019, alcançado nota na redação diferente de zero e não ser “treineiro” – estar cursando ainda Ensino Médio. Para acessar o sistema (disponível neste link) é necessário informar o número de inscrição do Enem 2019 e a senha mais atual cadastrada no sistema.

Durante o período da seleção (de 21 a 24 de janeiro), o SiSU calcula uma vez por dia a nota de corte por curso, turno e também por modalidade (como os cotistas, por exemplo). Você pode selecionar até duas opções diferentes de cursos, como primeira e segunda opção.

O MEC ressalta ainda que durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções, e será considerada válida a última inscrição confirmada.

Para se candidatar a uma vaga, o candidato deve primeiramente comparar a sua nota com a nota de corte. Sua nota provavelmente será diferente conforme a instituição e cursos escolhidos, uma vez que as instituições têm liberdade para selecionar pesos diferentes para diferentes áreas do conhecimento. Por exemplo, um curso de Engenharia Civil pode apresentar peso 2 para as notas obtidas na área de Matemática e suas Tecnologias, pois acredita-se que o domínio desta área do conhecimento possui maior importância ao longo do curso, e assim por diante.

Caso a nota esteja acima do corte, você deve estar atento, pois as notas variam dia após dia. Sendo assim, se você estava acima da nota de corte no primeiro dia, talvez não esteja no último, portanto fique atento! Você também pode selecionar uma das categorias cotistas, desde que cumpra os requisitos indicados pela categoria.

O site do MEC também informa que:

  • “Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus).”
  • “Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo SiSU em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.”

E se eu não for selecionado em nenhuma das opções?

Se acalme! Não está tudo perdido! Caso não seja aprovado no SiSU, o candidato deve manifestar interesse na Lista de Espera, entre os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro. As convocações da lista de espera se iniciam a partir do dia 7 de fevereiro.

 

Observação importante: “O candidato selecionado em sua primeira ou segunda opção só terá esta oportunidade de fazer sua matrícula. Assim, é importante que fique atento aos prazos: se for selecionado em primeira ou segunda opção, independentemente de efetuar ou não sua matrícula na instituição de ensino, não poderá manifestar interesse em participar da lista de espera.”

Fique de olho no InfoEnem para receber as melhores informações sobre o Enem, além de conteúdos novos todos os dias!

0 Shares:
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like