Como Endemias, Epidemias e Pandemias Podem Cair no Enem

Em nossa última postagem estudamos sobre o Coronavírus, e como este vírus pode ser cobrado na prova do Enem (clique aqui e acesse a postagem sobre Coronavírus!). Em nossa postagem de hoje, também ligada aos vírus e doenças, vamos estudar como endemias, epidemias e pandemias podem ser cobradas na prova do Enem 2020. Para isso, estudaremos a diferença entre endemias, epidemias e pandemias e ilustraremos com uma questão cobrada no Enem.

 

Saiba mais sobre o Coronavírus com a explicação interdisciplinar da profa. Priscila (Biologia) e do prof. Caio (Geografia).

Endemias

As endemias são classificadas como doenças localizadas em um espaço restrito, que é denominado faixa endêmica. Em outras palavras, as endemias são doenças que atingem apenas uma região e não se alastram para outras áreas. Temos no Brasil diversas áreas endêmicas que podem ser cobradas no Enem. Um exemplo muito conhecido é a febre amarela.

Quando viajamos para determinadas áreas do território brasileiro, é necessária a vacinação contra febre amarela, uma vez que a região possui focos da doença. No entanto, a febre amarela não se espalha por todo o território, pois está fortemente ligada ao inseto vetor. Sendo assim, pode ser considerada uma doença endêmica!

Epidemias

Já as epidemias são doenças transmissíveis que ocorrem em regiões específicas, mas que podem se espalhar rapidamente para outras regiões, dando origem ao que chamamos surto epidêmico. Esta doença infecciosa pode ocorrer das mais diversas maneiras, tais como a mutação do agente transmissor da doença ou ainda o surgimento de um novo agente, ainda desconhecido.

Como exemplo de epidemia podemos citar o próprio Coronavírus, que teve origem em regiões específicas da China e em pouco tempo se espalhou por várias regiões do mundo. Além disso, o Coronavírus não foi controlado por ser uma variação de uma família já conhecida.

Com o passar do tempo, ocorre a estabilização da doença, além do desenvolvimento de vacinas, o que aos poucos transforma a epidemia em uma pandemia e posteriormente em uma doença esporádica.

Pandemias 

Já as pandemias podem ser entendidas como epidemias de grandes dimensões, podendo ser espalhar por todo um continente ou até mesmo o mundo todo! De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), para que uma determinada doença seja considerada uma pandemia é necessário que a doença seja infecciosa, além de atingir um número muito elevado de pessoas.

E como as endemias, epidemias e pandemias podem ser cobradas no Enem?

Para ilustrar esta questão, traremos a seguir uma questão do Enem de 2011, que tratou sobre este assunto:

 

“O mapa a seguir mostra a área de ocorrência da malária no mundo. Considerando-se sua distribuição na América do Sul, a malária pode ser classificada como”

a) Endemia, pois se concentra em uma área geográfica restrita desse continente.

b) Peste, já que ocorre nas regiões mais quentes do continente.

c) Epidemia, já que ocorre na maior parte do continente.

d) Surto, pois apresenta ocorrência em áreas pequenas.

e) Pandemia, pois ocorre em todo o continente.

 

Cuja resposta correta é a alternativa A, uma vez que na América do Sul a malária é considerada uma endemia, já que está restrita em uma porção do continente e existe de maneira contínua.

Sendo assim, podemos encontrar os conceitos de endemia, epidemia e pandemia no Enem através de questões que estabelecem correlações com alguma doença, podendo até mesmo ser relacionada com o Coronavírus. Além disso, a utilização de mapas e gráficos pode ser frequente neste tipo de questão, fortalecendo a interdisciplinaridade do conteúdo dos exames do Enem!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *