Com 5 Mi de Registros, Inscrições no Enem 2018 Terminam Hoje

Nesta sexta-feira, 18 de maio, pontualmente às 23h59min, terminam as inscrições do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio. A expectativa é que o número de registros ultrapasse os 6 milhões, uma vez que até às 10h de hoje o sistema já contabilizava 5.924.313 milhões de pessoas conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Quem ainda não se cadastrou para prestar as provas, que neste ano serão aplicadas em 4 e 11 de novembro, deve fazê-lo exclusivamente pela internet, por meio da página do participante no site do Inep. Para saber todos os passos de como efetivar sua inscrição pelo sistema simplificado (para quem pediu a isenção anteriormente) ou completo, recomendamos a leitura deste artigo tutorial preparado pela nossa equipe.

É importante mencionar que os candidatos devem prestar muita atenção em cada tela da inscrição, pois a maioria das informações prestadas não poderão ser alteradas, incluindo situação em relação aos estudos (ensino médio). Além disso, a mudança de dados que podem ser trocados é permitida apenas durante o prazo de inscrições, portanto até o final do dia (saiba mais).

Vale esclarecer que terão direito ao benefício da isenção do valor da taxa, que é de R$ 82,00, apenas os candidatos que realizaram seu pedido de isenção no período previsto no Edital e tiveram a solicitação aprovada, bem como aqueles que vão concluir o ensino médio em 2018 em escolas da rede pública de ensino.

Todos os outros deverão pagar o boleto referente a Guia de Recolhimento da União (GRU) até a data limite de 23 de maio. A quitação pode ser feita em qualquer banco, não apenas o Banco do Brasil, em casas lotéricas ou até mesmo em agências dos Correios. Veja aqui como gerar e imprimir o arquivo em pdf do boleto do Enem.

Ainda com relação a taxa, conforme explicações do próprio Inep, as instituições financeiras podem levar até 5 dias úteis (não conta-se sábados, domingos e feriados) para repassar a informação de pagamento da GRU para o instituto. Portanto, é absolutamente normal o sistema levar alguns dias após o candidato pagar a taxa para atualizar o status da inscrição de “Inscrição aguardando o pagamento da GRU” para “Inscrição concluída com sucesso“, como detalhamos nesta esclarecedora matéria.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *