Classificação das Soluções Químicas

O assunto que iremos estudar hoje é muito importante para a seção de química no Enem, uma vez que envolve as reações químicas, que ganha cada vez mais espaço entre as questões do Enem. Vamos falar sobre as soluções químicas, explicando brevemente o que é uma solução química e passando pelas suas classificações, utilizando diferentes parâmetros.

Quando temos uma reação química entre dois ou mais elementos, podemos dizer que estes elementos formam uma solução química, ou seja, podemos dizer que a mistura de dois ou mais elementos forma uma solução. E dependendo de uma série de fatores, como a concentração de cada elemento, temperatura, pressão e diversos outros, as reações podem apresentar comportamentos característicos.

De maneira a entender essas variações presentes nas soluções, foram estabelecidos alguns parâmetros de avaliação, que permitem a classificação das soluções químicas em três diferentes categorias, que são: estado de agregação, razão soluto/solvente e natureza das partículas dispersas. Vamos observar cada um em detalhes a seguir.

Classificação quanto ao estado de agregação

A classificação das soluções químicas quanto ao seu estado de agregação busca avaliar o estado físico da solução. Desta maneira, quanto ao estado de agregação da solução, podemos ter soluções sólidas, líquidas e gasosas.

  • Solução sólida: são as soluções químicas onde os componentes estão no estado sólido a temperatura ambiente.
  • Solução líquida: as soluções líquidas são aquelas onde os componentes estão no estado líquido, também para temperatura ambiente.
  • Solução gasosa: nas soluções gasosas, a temperatura ambiente, os componentes da mistura estão no estado gasoso.

Classificação das soluções químicas quanto a razão soluto/solvente

Podemos também realizar a classificação das soluções químicas baseado na razão soluto/solvente da solução. Basicamente, esta classificação avalia a quantidade de soluto baseado na quantidade de solvente presente, e podemos realizar a classificação em quatro categorias: diluídas, concentradas, saturadas e supersaturadas.

  • Soluções diluídas: as soluções diluídas são aquelas onde a quantidade de soluto é muito menor que a quantidade de solvente. Desta maneira, a solução química encontra-se totalmente diluída.
  • Soluções concentradas: as soluções químicas concentradas são aquelas onde a quantidade de soluto é elevada quando comparada a quantidade de solvente. Sendo assim, a solução não é totalmente dissolvida.
  • Soluções saturadas: nas soluções saturadas, a quantidade de soluto é a máxima permitida pela solução. Acima desta quantidade de soluto, a solução passará a apresentar um composto precipitado em sua mistura.
  • Soluções supersaturadas: são as soluções químicas onde a quantidade de soluto é superior a máxima permitida. Deste modo, trata-se de uma solução química instável.

Classificação quanto a natureza das partículas

Também podemos realizar a classificação das soluções químicas baseado na natureza das partículas presentes na solução. Sendo assim, podemos classificar as soluções em iônicas e moleculares.

  • Soluções químicas iônicas: as soluções iônicas são aquelas onde as partículas estão dispersas na forma de íons. Estas soluções também são denominadas eletrolíticas, já que possuem a capacidade de conduzir corrente elétrica.
  • Soluções moleculares: as soluções moleculares são as soluções que apresentam as partículas dispersas na forma de moléculas.

Portanto, estudamos nesta postagem as diferentes classificações das soluções químicas, quanto ao estado de agregação, a razão soluto/solvente e quanto a natureza das partículas. Deste modo, estudamos mais um conteúdo importante para a seção de química para o Enem.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

Classificação das Soluções Químicas • infoEnem | infoEnem | Pesquisas de Química

[…] Fonte: Classificação das Soluções Químicas • infoEnem | infoEnem […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *