Civilizações Pré-Colombianas: os Astecas

Após estudaremos povos Incas e Maias, neste artigo damos continuidade a revisão das civilizações Pré-Colombianas, tendo como pauta o povo Asteca.

Os Astecas habitaram a região do México central e sua capital era México-tenochtitlán. Seu sistema econômico baseava-se na agricultura de milho, batata, feijão, abóbora, tomate e abacaxi, entre outros produtos tropicais. Além disso, também viviam da caça.

Quanto a economia, os Astecas tinham um sistema tributário e um sistema de trocas de mercadorias, no qual valia trocar produto por produto ou usar caroços de cacau e mantas de algodão como moeda de pagamento. A sociedade era dividida entre nobres, homens comuns e escravos, mas dentro de cada classe também havia algumas distinções.

Terras do império Asteca.

Terras do império Asteca.

O sistema de organização do povo Asteca era composto por várias comunidades de tamanhos variados, ligadas à cidade central dominante. O poder era passado hereditariamente dentro de uma única linhagem, que contava com um conselho cuja função era, principalmente, de colher impostos.

A religião era ligada ao culto do Sol e contava com sacrifícios humanos, sendo que as atividades aconteciam em templos com formato de pirâmide. O sacerdote era curador e o intermediador entre homens e deuses. As cerimônias eram realizadas com música e dança.

Faziam uso do idioma conhecido como nauatle e criaram um sistema de escrita próprio. Nas artes, esculpiam em pedras, faziam gravações em madeiras, produziam peças de couro e metal e faziam uso de cerâmica para fins comuns e religiosos. As mulheres faziam tecelagem e havia uma tradição de contar lendas e poesias oralmente.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *