Ciências da Natureza: Resumo Completo do Ciclo da Água

Já vimos, em artigo recente publicado aqui no Portal infoEnem, as propriedades da água. Agora vamos compreender como ocorre o trajeto desse líquido tão importante em seus três estados – sólido, líquido e gasoso – através do solo, do ar, dos rios, lagos e oceanos, além dos seres vivos.

A maior parte da água presente no planeta está concentrada nos oceanos, somente cerca de 2,5% corresponde a água doce, que pode ser encontrada no estado líquido nos rios, lagos, lençóis freáticos etc; no estado gasoso na atmosfera e no estado sólido nas geleiras.

A água, no seu estado líquido, com a energia proveniente do sol, passa para o estado gasoso no processo denominado evaporação. Ao chegar na atmosfera, esse vapor resfria-se novamente, formando gotículas de água e cristais de gelo que se concentram formando as nuvens. Conforme essa concentração de gotículas aumenta, a água retorna aos reservatórios naturais através da chuva, neve ou granizo, o que depende da temperatura atmosférica.

ciclo_agua

Alguns desses reservatórios estão localizados sob o solo, caracterizando o que chamamos de lençóis freáticos. Além destes, também existem os aquíferos, também formados pela infiltração da água, mas que ficam numa camada bem abaixo dos lençóis freáticos e nas quais a água se acumula no solo preenchendo poros e fissuras rochosas.

Além da evaporação, também há a água proveniente dos seres vivos, que é eliminada por meio da transpiração, respiração ou excreção. As plantas, por exemplo, com suas raízes, captam a água do solo e, após todo o processo da fotossíntese, descartam-na através da transpiração. Os processos de evaporação e transpiração juntos recebem o nome de evapotranspiração.

Há ainda o processo de derretimento das calotas polares, o qual é fortemente afetado pelo aquecimento global, que gera um aumento no nível dos oceanos e causa consequências no mundo todo, já que a água está sempre em deslocamento.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *