Cartão de Confirmação da Inscrição Enem 2018 Sairá em 22 de Outubro

Recentemente o Ministério da Educação (MEC) confirmou que o cartão de confirmação da inscrição do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio – será liberado a partir da data de 22 de outubro, poucas semanas antes dos dias de aplicação (4 e 11 de novembro).

Além de ratificar a participação daqueles com inscrições confirmadas na avaliação, o documento também revela uma informação importantíssima a todos os candidatos, o local de prova com endereço completo da instituição, incluindo bloco, sala etc. Isso porque, durante o período de inscrições, os participantes podem apenas escolher o município em que farão o Enem, cabendo aos organizadores decidirem a localidade exata de aplicação.

Além disso, o cartão de inscrição também reafirma outros dados relacionados a algumas opções indicadas pelo estudante quando preencheu o formulário de inscrição. Confira:

  • o número de inscrição;
  • a data, a hora e o local de aplicação das provas;
  • a indicação do(s) atendimento(s) aprovado(s), caso tenha(m) sido solicitado(s);
  • a opção de língua estrangeira selecionada.

Vale mencionar que, embora sua apresentação não seja obrigatória para acesso a sala de provas nos dias do exame, o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – recomenda que o participante leve o cartão de confirmação da inscrição na aplicação.

Assim como todos os procedimentos importantes relacionados ao exame, a consulta do documento também será liberada via internet, disponibilizada por meio endereço enem.inep.gov.br/participante e no aplicativo oficial do Enem (faça o download aqui), lembrando que seu acesso é de inteira responsabilidade dos candidatos. Os candidatos também poderão imprimi-lo no próprio sistema.

A verificação antecipada do cartão de inscrição, especialmente do local de prova, é fundamental para que os inscritos conheçam previamente o trajeto e o local exato de realização dos testes, afim de evitar transtornos e perda da aplicação por atraso. Isso também permitirá saber com antecedência eventuais mudanças na cidade de realização, o que é passível de ocorrer, conforme definido pelas regras do Enem 2018:

O Inep tem o direito de acrescentar, suprimir ou substituir municípios relacionados no Anexo I deste Edital, visando à garantia das condições logísticas para a aplicação do Exame. Nesses casos, o participante será realocado para município próximo que atenda às condições logísticas.

Quando o Inep e MEC disponibilizarem a pesquisa ao cartão de confirmação do Enem, faremos a cobertura completa e publicaremos matéria mostrando como fazer o acesso aqui no Portal infoEnem. Continue nos acompanhando!

Compartilhar
25 Temas

Receba GRATUITAMENTE um ebook com os possíveis temas da redação do Enem 2018




Sim Não
* Um produto Descomplica




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *