Candidatos Podem Avaliar Videoprova em Libras do Enem 2017

Uma das novidades em termos acessibilidade nesta edição Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017) foi a realização de videoprova traduzida em Libras – Língua Brasileira de Sinais – como opção de atendimento especializado para candidatos com deficiência auditiva ou surdez (saiba mais).

Após a aplicação do primeiro dia de provas no último domingo (05), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) disponibilizou um pequeno questionário para que os mais de 1,6 mil participantes que utilizaram o recurso possam avaliá-lo.

O formulário, com perguntas e respostas apresentadas também em Libras, está disponível na área específica destes candidatos no sistema do Inep. Para respondê-lo, é necessário acessar a página do participante e realizar o login com número de inscrição e senha cadastrados no Enem 2017.

Esta nova possibilidade específica ao referido grupo de candidatos foi desenvolvida pela comissão de assessoramento em Libras do Inep, por meio de uma parceria do instituto com professores, pesquisadores e especialistas da Universidade Federal da Santa Catarina (UFSC), pioneira no assunto.

Ao longo do ano, a comissão mostrou transparência ao divulgar amplamente o recurso, inclusive trazendo exemplos de questões traduzidas em Libras retiradas de um prova elaborada para um estudo acadêmico da própria UFSC (confira aqui).

Além da videoprova, os candidatos com deficiência auditiva também poderiam solicitar tradutor-intérprete de Libras. Esses participantes realizaram o exame em salas especiais com no máximo 20 participantes, além de 2 tradutores, 1 técnico em informática e 3 fiscais.

Fonte: MEC

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *