Câmara da Unicamp Aprova Vagas Via Sisu, Cotas e Vestibular Indígena

No início deste mês de novembro a Câmera Deliberativa do Vestibular da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas – aprovou a proposta para uso do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma de ingresso, além das cotas étnico-raciais e de um processo seletivo específico para indígenas.

Segundo a assessoria de comunicação da Comvest – Comissão Permanente Para o Vestibular da Unicamp, o documento final será elaborado a partir das divergências discutidas em reunião extraordinária agendada para esta terça-feira (14). Posteriormente, será encaminhado para votação do órgão máximo da universidade, o Conselho Universitário (Consu), na data de 21 de novembro.

Conforme matéria explicativa publicada aqui no Portal infoEnem, a proposta inicial para as mudanças no Vestibular da Unicamp prevê a reserva de 15% do total de vagas para candidatos autodeclarados pretos e pardos (cota étnico-racial), além de 20% das carteiras para preenchimento via Sisu, sistema unificado do Ministério da Educação (MEC) que usa o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – como critério único de classificação.

Na última reunião, no entanto, foram propostas algumas especificações em relação ao Sisu. Um delas é destinar, da porcentagem anteriormente informada, 10% para estudantes egressos de escolas públicas, 5% para candidatos pretos ou pardos e que também sejam da rede pública, além de outros 5% para pretos e pardos sem considerar o tipo de unidade de ensino.

Houve ainda uma proposta para organização de um processo seletivo que usa exclusivamente as notas do Enem, assim como o Sisu, porém que seja organizado internamente pela própria Comissão de Vestibular da instituição.

Vale reforçar que tais mudanças são discutidas apenas para o vestibular 2019 da Unicamp, com a meta de atingir 50% dos estudantes – por curso e turno – oriundos da rede pública juntamente com o índice de 37,5% de pretos, pardos e indígenas, em conformidade com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no estado de São Paulo.

As informações são de reportagem do Portal de Notícias G1.

Compartilhar
25 Temas

Receba GRATUITAMENTE um ebook com os possíveis temas da redação do Enem 2018




Sim Não
* Um produto Descomplica




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

Unicamp Aprova Adesão Parcial ao Enem Para 2019 • infoEnem | infoEnem

[…] decisão, que já havia passado pelo crivo do Câmara, foi aprovada em reunião extraordinária realizada nesta terça-feira (21), pelo órgão máximo […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *